OS ESCOTEIROS E O FOGO DE CONSELHO



OS ESCOTEIROS E O
FOGO DE CONSELHO



Ontem à noite, participei de um acontecimento, até então inédito em minha vida. A bela cerimônia do fogo de conselho, realizada pelo 88º grupo escoteiro Bom Despacho. Uma homenagem que prestaram a memória de meu irmão falecido. Tendo ele em vida, sido um atuante chefe escoteiro.
Chamado por Deus prematuramente deixou no coração da esposa e de seus três filhos a chama solidária do escotismo. Este movimento voluntário capaz de arrebanhar crianças adolescentes e jovens conduzindo-os com patriotismo pelos caminhos do bem. Arraigando em sua personalidade o desejo de uma função social fundamentada em valores éticos. Por meio da vida em equipe, do espírito comunitário, da liberdade responsável e do estimulo ao aprimoramento quer no campo individual quer no âmbito coletivo
Quase uma centena de adolescentes de ambos os sexos, monitorados por um grupo de adultos e jovens, com sua formação oriunda do próprio movimento escoteiro. Acampados em suas barracas a margem de um rio. Trocaram as baladas da noite de um feriado prolongado por noites sem luar. Debaixo do céu escuro bordado por milhões e milhões de estrelas da nossa via láctea. “Picados por insetos ao sereno, o que”, aliás, ”é muito mais saudável que as picadas das drogas que consome de forma lamentável nossa juventude levando-a ao caminho da perdição. Inspirado na via láctea um dos chefes, jovem, ainda adolescente, deu inicio a cerimônia falando espontaneamente da natureza de forma tão bela, com tamanha capacidade e inspiração digna de um grande poeta. Na seqüência procedeu-se a parte mais importante da cerimônia, com apresentação das patrulhas sob a luz da fogueira. Momento emocionante, nos provando que meu irmão morreu apenas fisicamente, permanecendo viva sua memória através de suas ações, e suas marcas deixadas no escotismo.
Que bom que existiu um inglês de nome Baden-PoweiLL, inspirado por Deus, criador de tão belo e saudável movimento. Capaz de formar pessoas com o espírito patriótico e voltado ao bem comum. Resta nossos mandatários que tanto prega a justiça social, deixarem um pouco seus interesses pessoais, e olhar com bastante carinho para o escotismo. Liberando recursos. Investir no escotismo é com certeza investir em melhores condições de vida.
Nele encontramos um belo ensinamento de Jesus! “Caminho verdade e vida.”


 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 12/10/2009
Reeditado em 26/03/2014
Código do texto: T1862382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.