Marcelo Roque, Marcelo Gleiser e Glória Kreinz unidos no tema da solidão

NESTE TEXTO TEMOS A SOLIDÃO DO HOMEM DIANTE DO UNIVERSO, TEMA TRATADO POETICAMENTE POR MARCELO ROQUE, USANDO O TELESCÓPIO HUBBLE COMO EIXO CENTRALIZADOR E MARCELO GLEISER,FRANKESTEIN.

Solidão

Glória Kreinz

Um telescópio sozinho perdido no espaço, como eu longe de você, eternamente sol e lua, sem nunca nos encontrarmos, porque você se foi e eu fiquei...Mas sempre a nos olharmos, na noite infinita, eu e você, e nossas cartas de amor...Então o poeta conta:

HUBBLE

Para onde quer que aponte suas lentes,

lá estarei;

flamejante

e distante,

qual estrela;

silencioso

e perturbador,

qual solidão

Marcelo Roque

Então penso em você e percebo:não importa o instrumento usado como motivo de expressão. O que conta é a sensibilidade do escritor, de quem conta e sente as coisas...E até no físico Marcelo Gleiser encontrei a discussão da solidão...Da mesma solidão linda do poeta...O texto tem um nome engraçado:FRANKENSTEIN REVISITADO e diz:

"É difícil não associar o nome "Frankenstein" com o monstro criado na versão cinematográfica de 1931, dirigida por James Whale, famosamente interpretado por Boris Karloff: uma criatura mentalmente perturbada, um assassino que mal podia ser considerado humano.

"Quem leu o romance de Mary Shelley, entretanto, sabe que a história original era bem outra. E o seu significado, muito mais profundo.

"A jovem vitoriana criou um ser muito mais sofisticado do que aquele retratado por Hollywood. No livro, publicado em 1818, o monstro não tinha nada de retardado ou de psicopata. Inteligente, conversava com o seu criador, lia livros e sonhava em ser amado. Foi aí que o problema começou.(MARCELO GLEISER-MICRO/MACRO-4 DE OUTUBRO,2009)"

Então pensei: O problema até de um monstro transformado em homem é a solidão, tema do físico e do poeta...Como não ser meu, se você partiu? E aí fica a proposta para nossos leitores e amigos pensarem a beleza do universo, da ciência que cria monstros com sentimentos, da linguagem que usamos para nos procurar, e na mais livre integração que possamos chegar para atingirmos nossa solidão...Juntos com físicos e poetas, homens como nós...

GLÓRIA KREINZ

OBSERVAÇÃO-OS TEXTOS INDICADOS, TANTO DE MARCELO ROQUE COMO DE MARCELO GLEISER, PODE SER ENCONTRADOS NO LINK CITADO.

http://cinciaepoesia.blogspot.com/