Retrato em preto e branco

As cores são exuberantes, não se pode admitir a natureza sem o seu colorido. É a beleza expressa, com a riqueza de todos os detalhes do que existem ao nosso redor.Cores, cores.As cores são partes insubstituíveis da paisagem humana.E aqueles que não pode enxergar esse panorama, por questão de doença física, ou (como disse o filósofo) por um daltonismo no coração: lamentamos.Se bem que, analisando por um ângulo ligado à complexidade, chego a conclusão que o colorido,às vezes, configura-se em uma falta de bom gosto.Não que a escuridão completa tenha algum charme.Só penso que ao juntar-se com o branco- que segundo a ciência, recebe todas as cores e não transmite nenhuma- , formam algo, no mínimo interessante.Havia uma porção de revistas antigas aqui em casa, coisas do anos 60. Meu pai comprava essas revistas, por sugestão de um sobrinho dele, para dar um toque de elegância ao seu estabelecimento comercial. Eu folheando-as encontrei fotos em preto e branco de uma época , paradoxalmente, dourada.Em uma dessas fotos:o retrato de Alain Delon e Romy Schneider, formando um par romântico.Casados. Jovens,belos, aquelas duas criaturas representavam a felicidade , a felicidade que o mundo pode oferecer.As fotos não poderia ser diferente, coloridas, elas perderiam aquele clima.E aquela situação ,como disse o poeta: parecia impregnada de eternidade.Charme. Elegância.Beleza. Aquele retrato em preto e branco me proporcionou uma viagem de sonhos.Penetrei na ilusão da vida ou a vida penetrou na minha ilusão.Sei que por alguns instantes me senti um mágico. Alguém capaz de reconstruir o tempo glorioso de pessoas que tiveram tão perto do paraíso material.Ou talvez ,viveram esses momentos privilegiados, desejados por todos aqueles que passam por este complicado planeta terra.Apenas as duas cores que representam : soma e ausência, indicavam que era o passado que estava ali.O tempo passou.Ela morreu precocemente, após ter experimentado as amarguras que a condição humana está exposta.Ele, septuagenário, dizem ter passado por momentos difíceis: depressão, tentativa de suicídio..., Mas, e aquela foto em preto e branco? Eu não tenho a percepção necessária para chegar a uma conclusão agora.O melhor que eu deveria fazer, pensei, foi guardá -la cuidadosamente, embora ela já tenha ficado na minha mente, ou até mesmo no meu coração.Também procurei preservar as revistas, e evidentemente as fotos, todas em preto e branco.É, fala-se muito em um mundo colorido, que seria o mundo ideal.Não sei por que fui achar um exemplo de felicidade em um retrato em preto e branco.Após fazer aquele ritual, prometendo a mim mesmo cuidar daqueles pertences , deixado pela meu pai, que também não estar mais aqui, fiquei meditando, e pedindo a Deus uma existência calma, sem muitos conflitos. Uma vida simples. A minha parte eu vou fazer, sempre procurando resolver as situações difíceis com simplicidade;e , lógico, com muito amor. Pois assim, tenho certeza que estou cumprindo a missão , que acredito ter sido destinada a mim. E, claro, desejando a todos uma vida simples, uma vida feliz. Peçamos a Deus uma vida simples.Que as nossas vidas sejam tão simples como - à primeira vista - imaginei ser aquele retrato em preto e branco.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 30/09/2009
Reeditado em 01/08/2016
Código do texto: T1840096
Classificação de conteúdo: seguro