AMOR DE MÃE

Em uma praça central de Curitiba, estava observando o ritmo das pessoas, e, olhando um pouco à minha frente vi aquele pedaço de gente a balbuciar algo que não se entendia.

Vestida de uma roupa que cobria até os calcanhares, que seria branca se lavada, com uma toalha da mesma cor enrolada na cabeça e pescoço, calçava chinelo de dedo já quase sem sola. Com uma das mãos transportava uma sacola grande rasgada, e com a outra, um saco contendo coisas pessoais, e até apetrechos.

Pequena estatura, olhar tristonho mas firme e alerta como se algo buscasse ou de alguém se defendesse, parecia um ser abatido, mas qual nada, era uma dona da estrada, que embora imergida na dor, no seu modo de ser sabia bem o que dizer.

E, cumprimentando-me, desabafou!

Bum Dia! Como vai o Dotô? Si o Sinhô pudé, eu só quiria um pedaço di pão, ou um dinherinho pra comprá arguma coisa pra cumê!

Sabe sô Homi, istô cum fomi, priciso qui acrediti. Eu sô a Dona Juditi, qui criô seus onze fiios. Hoji infrento u disafio di pidi pra podê vivê!

O sinhô sabi, us meu fiios, nunca mais vi nhinhum deles. Viero tudos pra cidadi i mi dexaro lá no sítio, abandonada num sei purquê!

Sem cumida i morada, vivia sozinha numa cidadi piquena nu norti do Paraná, i dispois di tanto andá, na capitar consigui chegá!

Num mi pergunti, puis num sei, cumé qui foi qui cheguei na cidadi grandi, i aqui, pur mais qui eu andi, fico só me arrodiano i nunca saio du lugá!

Cum medo di mi perdê, vivo pidino, puis num sei lê nem iscrevê. Tô passano fomi sô Homi, purque muitos num gosta di mi ajudá!

O Sinhô sabi? Vim atrais dus meus onze fiios, mais num incontro nhinhum deles. Pirgunto pá tudo mundo i ninguém sabi ondi eles tá!

Num pédi quem eu sô Dotô, puis eu num sei respondê. Só sei qui criei onzi fiios, mais nhinhum deles vem mi vê!

Aqui na cidadi grandi, sem tê nada, quasi acabada, virei mindiga da rua. Vivo andano sem rumo. Só Deus sabi quem é qui eu sô!