Uma lição de humildade!

Há coisas que, efetivamente, não ocorrem da forma que desejamos que ocorram …

Há “Gente e gente” por este mundo em que vivemos. Quanto mais vivemos, como dizia um célebre e antigo ditado, “mais aprendemos a gostar dos animais” … logo nós, que somos tachados de animais racionais …

Há algumas décadas (eu ainda não exercia o meu “sagrado direito ao voto” …), o povo já desencantado com as falcatruas cometidas por aqueles que eles mesmos elegiam para ser seus representantes junto aos poderes constituintes, resolveu como forma de protesto, “sufragar” o nome de um animal “dito irracional” que habitava o Jardim Zoológico de São Paulo. Foi “massacrante” a quantidade de votos conseguida pelo rinoceronte CACARECO.

O mesmo se deu, quando os cariocas também “sufragaram” o nome do CHIMPANZÉ TIÃO, “residente” no Jardim Zoológico da Cidade Maravilhosa.

Na cidade de Pederneiras, quando foram lançados os nomes dos candidatos a uma vaga na assembléia, surgiram alguns nomes que, de imediato, tornaram-se motivo de gozação e jocosidade pela maioria da população. Destacou-se sobremaneira a indicação do candidato alcunhado MAISENA postulante a uma vaga na câmara. Rapaz de origem muito humilde, é muito conhecido na cidade devido trabalhar como jardineiro, realizando trabalhos de limpeza de jardins, parques públicos … estes humildes serviços, inclusive, renderam-lhe a jocosa alcunha de ARRANCA TOCOS!

“Colored”, de origem humilde e realizando atividade humilde pelas ruas do município, imaginem como era espezinhado o honesto e trabalhador rapaz.

A primeira surpresa, para os amantes de interferências com julgamentos nas vidas alheias, veio com a divulgação da biografia dos postulantes aos cargos de vereança! Muitos dos ”críticos” contumazes, que por uma razão ou outra conseguiram alguma estabilidade, seja através de com um bom emprego ou de achar um bom negócio e ficar bem estabelecido, ficaram surpresos quando leram o grau da formação do rapaz. O mesmo possui diploma do grau secundário completo, coisa que muitos deles não possuem! E para outros tantos, a surpresa de verificar que o rapaz tem a ficha limpíssima, nada tendo ou havendo que denigra a sua imagem. Como pode, não? Negro, pobre e não ter antecedentes criminais …

De qualquer forma, seja em forma de protesto, de pura e simples jocosidade, o resultado do dia seguinte às eleições mostrou o cidadão ROBINSON DAMAS, brasileiro, negro, pobre … o MAISENA (me perguntei várias vezes … AMIDO DE MILHO é, no máximo, amarelo. Qual a razão de um negro ser chamado de MAISENA?), o ARRANCA TOCOS e outras denominações nem sempre publicáveis, como o pleiteante a uma vereança mais votado, com quase o triplo de votos do segundo colocado!

De minha parte, só me resta desejar ao humilde brasileiro, que se mantenha com a sua integridade moral, que saiba lidar com os “tapinhas nas costas” de muitos que o humilharam e que tenha discernimento suficiente para saber exercer bem o que reza as funções de um vereador em uma pequena cidade em desenvolvimento do interior paulista. Parabéns efusivos e tudo de bom, garoto!

HICS
Enviado por HICS em 27/09/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1834422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.