Um conto de fadas carioca

Ouvi certa vez uma história que me chamou bastante a atenção : Uma mãe cuidadosa colocava a filha para dormir em seu quarto todo cor de rosa e de belas almofadas perfumadas em sua luxuosa casa na zona sul do Rio. A menina, como é comum às crianças, pedia insistentemente que a mãe contasse uma história.

A mãe com pressa de que a menina dormisse para ir a um compromisso importante, começou rapidamente a executar a tarefa de mãe preocupada e exemplar: era uma vez uma princesinha que morava em um castelo muito grande e bonito, porém sua madrasta a mantinha presa no alto de uma torre bem alta e bem fria para ter só para ela a atenção do marido, o rei.

Este, ocupado com as tarefas reais e com a esposa, pouco a pouco ia sentindo menos a ausência da filha. Até que a festeira madrasta decidiu dar uma festa e convidar os reinos vizinhos. Então, a sorte da princesinha começou a mudar; compareceu à festa um belo príncipe que se apaixonou por ela e a pediu em casamento para livrar a bela moça da indiferença em que estava habituada a viver. Assim casaram-se e foram felizes para sempre.

Terminada a história, a mãe observou que a menina já cochilava e então resolveu sair. Trancou a porta do bonito quarto, chamou a babá que cuidava da menina, uma senhora branca, de meia idade e que não tinha filhos, deu a ela o dinheiro da hora extra e saiu. Desceu as escadas, pegou as chaves na copa e foi de carro ao encontro do marido que a esperava no escritório. Passaria a noite trabalhando em uma defesa muito importante e ela iria além de ajuda-lo, levar os papéis da matrícula da menina para que o pai assinasse a transferência de colégio, já que os dois não podiam busca-la todos os dias, ela estudaria em tempo integral no Méier, próximo à casa da babá.

Assim, continua dormindo tranqüilamente a menina, esperando a próxima oportunidade de estar com os pais, a próxima história contada antes de dormir, os próximos feriados, folgas, ou quem sabe nos próximos anos, as luxuosas festas de aniversario, para que apareça o príncipe que a tirará do mundo da indiferença e enfim ela seja feliz para sempre.