A CORRUPÇÃO NO BRASIL!

A corrupção é uma úlcera maligna que se encontra alojada nas instituições pública e privada da sociedade e colocam em dúvida a eficiência da justiça e dos órgãos de controle, além de desestruturar a democracia. Não é um fenômeno isolado ou casual, na verdade, tornou-se num acontecimento corriqueiro e destrói as esperanças de quem acredita na honestidade como principio de comportamento social.

Está evidente que as instituições políticas, independente das ideologias, não têm competência para controlar as atividades de seus membros, por isso, estouram diariamente, denúncias de corrupção praticadas por filiados e simpatizantes de todas as matizes políticas existentes na história política do Brasil.

O corrupto não tem sensibilidade e pode ser comparado aos mais trágicos parasitas conhecidos pela ciência.

A corrupção não é apenas um desvio de comportamento, mas também uma opção bem planejada para se locupletar dos benefícios que, em tese, seriam para todos e alguns se apoderam de modo ilícito em benefício próprio. É também uma via de mão dupla porque não existe corrupto sem corruptor e ambos são, igualmente, maléficos para a sociedade.

Não se deve afirmar que a corrupção fere a democracia de morte, pois, foi somente pela transparência e liberdade de imprensa, proporcionadas pelos ventos democráticos, que esse mal se tornou evidenciado, público e notório. Entretanto, o que pode ferir a democracia de morte é a impunidade que grassa em nossa sociedade. Ela fere de morte as possibilidades de desenvolvimento econômico e social, além de ser um instrumento de exclusão do processo de qualidade de vida e cidadania.

Todos os dias estouram escândalos mais escabrosos e todos relacionados com questões do uso indevido e de apropriação indevida das riquezas por alguns inescrupulosos capazes de utilizar-se de mecanismos legais e ilegais para atingirem seus objetivos de usurpar a propriedade que deveria ser de todos. É comum saber das notícias nas quais corruptos e corruptores prosperaram em seus intentos, enquanto que a maioria dos simples mortais é excluída dos benefícios que deveriam ser para todos.

A corrupção prospera porque não há punição e, os mecanismos de controle e fiscalização existentes são inoperantes e ineficazes; não havendo punição e nem mecanismos capazes de debelarem as ações perversas das pessoas que não têm compromisso com o bem público, fere mortalmente a democracia porque antes de matar a democracia, a corrupção mata lentamente a esperança e quando a esperança morre, morrem todas as expectativas da sociedade.

Para a democracia prosperar de modo estável e seguro, precisamos nos conscientizar da necessidade de se fazer uma união de esforços entre sociedade, legislativo, executivo e judiciário num processo parecido com o processo ocorrido na Itália denominado “Mãos Limpas”.

O fenômeno da corrupção no Brasil não é novo ele vem das práticas implantadas pelos primeiros administradores, todavia, foi por causa de democracia que ela veio à tona e sabendo onde se manifesta fica mais fácil combatê-la com eficiência, porém, são necessárias mudanças nas leis e normas que tipificam o crime de corrupção e façam cumprir as penalidades cabíveis de modo a diminuir a sensação de impunidade existente na sociedade.

O Brasil tem dever de buscar mecanismos eficientes que possam previnir e combater à corrupção e se inserir entre os países que souberam enfrentá-la e conseguiram recuperar a credibilidade das instituições públicas que compõem o regime democrático.