O Interior do Baú
 

          Certa vez, uma pessoa procurava encontrar um tesouro escondido em um dos baús que havia em sua casa. O baú aparentemente velho e desbotado ficava num lugar muito visível e de tanto tempo que estava lá, o jovem sequer dava importância para o que poderia estar ali dentro. Mas também havia um baú entalhado com ouro e um brasão real, que por ser aprentemente mais nobre, ficava escondido no porão da casa. Encabulado com o possível tesouro, o rapaz trancou-se no porão por um longo tempo, levando consigo ferramentas que pudessem abrir o lindo móvel e então ficou por lá tão atarefado tentando violar a fechadura que mal subia para fazer seus deveres rotineiros. Depois de muito tempo, esforço e persistência, o baú foi aberto. Vasculhava-o desesperadamente como quem tem a certeza de encontrar algo muito valioso. Por fim, já exausto de tanto procurar, via-se desapontado, carregando para cima apenas umas bugigangas sem nenhuma importância. Aquilo era tudo o que havia no interior do baú. Sabia que se o baú adornado e bem lacrado nada tinha a oferecer, quanto mais o baú velho que estava ali tão acessível e com a chave na fechadura. Pensou que nada poderia haver lá dentro, talvez mais algumas porcarias, quem sabe. E sem nenhuma expectativa, usou a chavinha que estava no cadeado e abriu a tampa do baú. Naquele momento teve uma grande surpresa, encontrara então valiosos tesouros, coisas de incalculável valor, pertences de seus avós, antiguidades, obras de arte e documentos importantes da família. Foi assim que pôde aprender uma lição que carregou consigo por todos os seus dias e transmitiu para as vindouras gerações, dizendo a quem quisesse ouvir: "Há quem perca seu precioso tempo, fique esgotado e por fim decepcionado buscando encontrar um tesouro num baú de porcarias, simplesmente por se deixar enganar pelas aparências e não reconhecer o valor interior do que está bem  à frente de seus olhos."
Yara Chima
Enviado por Yara Chima em 15/09/2009
Reeditado em 21/09/2009
Código do texto: T1811447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.