MÊS DA INDEPENDÊNCIA

A família imperial D.João VI pisando o solo brasileiro já trouxe a independência do Brasil com as mentes voltadas para abrir os portos brasileiros as demais nações do mundo. Primeiro o ponto de vista econômico o Brasil não mais estaria atrelado ao monopólio comercial pelo antigo posto colonial. Ele fez reforma urbanica, promoveu o embelezamento do Rio de Janeiro, deixou de ser uma simples zona de exploração para se elevar à categoria de REINO UNIDO DE PORTUGAL.

Tentaram reduzir o Brasil a condição de colônia. Formavam uma espécie assembléia nacional que teve o nome ''CORTES'' D.João VI com medo de perder autoridade nomeou seu filho D.Pedro I príncipe regente do Brasil.

Houve roubo nos cofres brasileiros que o deixou em péssima situação financeira. Queriam uma junta administrativa. Ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica Brasileira. D.Pedro I tomou posição e disse ''Que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização.'' Infelizmente sob ameaças ele teve que imediatamente voltar a Portugal mas estando viajando declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822 as margens do Rio Ipiranga.

Vamos dar uma pincelada na loucura que estava no Brasil. E o nosso?

Atual 2009? D.João VI teve a primeira mulher terrível, Dona Carlota Joaquina mais Pedro I casou com a inteligente e bondosa Dona Leopoldina que gostava do estudo de mineralogia e botânica. Mulher muito amável e centrada.

Nasceram os filhos inclusive D. PEDRO II. Mas como diz Vitor Hugo '' Que a mulher conquista a alma'', chegou para D. Pedro I a redenção que modificou sua vida. Chegou de um berço ilustre Dona Amélia Augusta Napoleão duquesa de Leuchtemberg. Foi a segunda imperatriz do Brasil.

O caráter dos políticos não dava para ter segurança pública, D. Pedro I perdeu toda sua personalidade. Muito fraco começou tão bem, mas , entregou as rédeas do Brasil a um português com o nome de " Chalaça'' que dirigia tudo sem possibilidades. Barulhento, insolente, dissipado. Mas como diz o ditado '' Que todo homem tem uma grande mulher de verdade, conseguiu D.Amélia, acabar com a baderna e enxotar para sempre esta figura vulgar que não era mais que um charlata.

Gente como um amor de uma mulher anjo D.Amélia faz a vida do homem um mar de doçura. Esta criatura depois das núpcias foi apresentada aos filhos de seu amado e disse com muito amor:

- Majestade, eu quero ser a mãe dos filhos de D.Leopoudina só não quero conhecer a bastardia da senhora Marquesa de Santos!...

Falou forte resoluta e decidida.

Foram exilados e ao deixar o seu menino com apenas 4 anos no berço vou citar algumas frases desta mãe adotiva e apaixonada.

'' Nosso Pedro II chegou ao mundo para trazer luz e liberdade.'' Se nossos dirigentes seguissem um milésimo da sua vida ! ... Que ternura suave!...

'' Adeus menino querido, delicia da minha alma, alegria dos meus olhos filho que meu coração tinha adotado. Eis o espetáculo mais tocante que a terra pode oferecer. Ah! Querido menino se minhas entranhas te tivessem concebido nenhuma força te arrancaria dos meus braços.''

Pediu as mães brasileiras, meigas e afagadoras que o adotassem.

Que elas o alimentassem, cantassem e coroasse sua testinha com flores, quando o diadema de ouro pesasse a sua cabeça. Também para afastá-lo das cruéis jararacas, dos aduladores que envenenavam o ar que respira nas cortes. Ela deixou falar o coração, mais que o raciocínio.

Seu tutor que o fez maior em tudo; fé, disciplina, amor a Deus, poeta, não é possível esquecer os professores; grandes educadores.

Herdou do seu José Bonifácio de Andrada e Silva segundo pai o qual foi entregue na tenra idade grande patriarca da independência, de cultura invejável e poeta. Homem que tinha a sua cabeceira livros de Voltaire e Rousseau. Era construtora da nacionalidade, visão de cientista, pensador, advogado, só via os problemas brasileiros, físico, matemático e introduziu no Brasil a homeopatia buscando nos Alpes Suíços onde encontramos a Edelweiss e as flores azuis da essência do acônito.

Grande e fiel não aceitavam salamaleque era direto e reto.

Obrigada e feliz dia maravilhoso. Esperamos que o Brasil possa ainda ser um país independente, Por que é o CELEIRO DO MUNDO. Não nos falta nada é coração é alegria, caridade e amor.

Junia Rios
Enviado por Junia Rios em 12/09/2009
Reeditado em 13/09/2009
Código do texto: T1806426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.