Nossa Primeira Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo de Futebol que o Brasil disputou foi em 1930, no Uruguai.

Devido à rivalidade entre cariocas e paulistas, não pudemos apresentar a nossa melhor seleção.

O senhor Renato Pacheco, então presidente da C.B.D., convocou o que de melhor havia em São Paulo, em termos de jogadores: Petronilho de Brito, Atiê, Del Débio, Amílcar Barbui, Heitor, Grane, Feitiço, Filó, Clodô, De Maria, Arakém, e o maior jogador do Brasil Artur Friedenreich.

Mas os paulistas queriam alguém na comissão técnica o que foi negado. O comando da Seleção ficou a cargo de Pindaro de Carvalho, que fora capitão da Seleção Brasileira no campeonato Sul-americano de 1919, vencido pelo Brasil, no Rio de Janeiro, e Gilberto de Almeida, jornalista carioca.

Mediante essa atitude, São Paulo proibiu seus jogadores de irem a Montevidéu.

A Seleção ficou apenas com os cariocas, e com Arakém, que estava sem contrato com o Santos F.C., e foi por sua conta com a delegação brasileira para o Uruguai.

Resultado: nada poderíamos esperar. Estreamos contra a Iugoslávia, seleção de alguma fama na Europa, debaixo de três graus negativos, frio intenso, e perdemos de 2 x 1.

Como na chave do Brasil existiam três seleções e só a primeira colocada passaria as quartas de final, ficamos fora, mesmo tendo vencido a Bolívia na segunda partida, pelo marcador de 4 x 0.

Contra a Iugoslávia, o Brasil jogou com: Joel, Brilhante e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando; Poli, Nilo, Arakém, Preguinho e Teófilo. O nosso primeiro gol em Copas do mundo foi marcado por Preguinho, que era filho do poeta e escritor Coelho Neto.

Na partida contra a Bolívia, o Brasil formou com: Velozo, Zé Luiz e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando; Benedito, Russinho, Carvalho Leite, Preguinho e Moderato. Vencemos por 4 x 0 com gols de Preguinho (2) e Moderato (2).

E assim, devido à política de dirigentes não pudemos mandar uma seleção que se fosse completa teríamos reais chances de chegar às finais do I campeonato Mundial de Futebol, no Uruguai.

Laércio
Enviado por Laércio em 08/09/2009
Código do texto: T1798901