DE GRILOS E GRALETEIS

“De Grilos e Graleteis“ (meio esquisito o nome, né) é uma obra, que teimam chamar “Coleção Caderno de Autoria”, editado pelo SESC/SC, com as diretrizes do Departamento Nacional do SESC enquanto estímulo à produção, difusão dos bens culturais e incentivo a novos autores da área literária. É produto de um curso, com pintas de uma Oficina de prosa e verso copriiiiida, que visa a formação de novos escritores, e que foi ministrado, no SESC/Chapecó pela excelente professora Telma Scherer Beckert, mestra em literatura.

Para quem leu Manoel de Barros, Pound, Paz, Bandeira, Cortázar e outros, encontrará no “esquisito” uma plausível e bonita forma, ainda que ousada, de fugir ao convencional. A inovação de termos e o uso de palavras nunca antes vistas na literatura, por mais apurado que lhe fosse o sentido e o estilo, levaram esses autores ao patamar de pioneiros da inclusão no seu vocabulário das palavras que, talvez um dia, estarão nos dicionários.

Foi, movidos, quiçá, pela curiosidade, mas seguramente, sequiosos de beber da água dessa fonte de cultura, que alguns escritores e poetas chapecoenses, como Mara Paulina Arruda, Herman G. Silvani, Elizangela A. Bueno, Edes Amaral, André Luiz Onghero, Silvério da costa, Marcelo Wundervald, Márcio Serpa, André Timm e eu, reunimo-nos nas dependências do SESC para participar desse curso. O que produzimos no decurso desse aprendizado consta da obra que o SESC chama “Coleção Caderno Autoria”, que é editado, sob títulos específicos diferentes, pelo Serviço Social do Comércio em todo o território nacional.

Minha participação em “De Grilos e Graleteis”, título que damos ao nosso “caderno”, foi com fragmentos do poema “Carrasco Alado”, “O Totó deu o Exemplo” e “Solepalando e Aprendendo”, os três já incluídos na resenha de textos do Recanto das Letras. Quem tiver a intenção curiosa de decifrá-los, visite meus textos e leia, pelo que desde já agradeço.

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 07/09/2009
Código do texto: T1796744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.