Obrigada e desculpa qualquer coisa.

(Texto da Série "Só Muda o Endereço" – crônicas de família)

29/07/09

E o primeiro pedaço de bolo vai pra você!

Pra você que não se amontoou em volta da mesa pedindo para ser o felizardo. Você que nem queria comer doce e mesmo assim aceitou o primeiro pedaço com as bochechas rosadas de vergonha.

Olhando para todas as pessoas de uma distância segura, eu imagino a festa de casamento que não vou fazer. Família grande? Imagina! Eu é que não sou muito sociável. Não quero comemorar nada.

“A união faz a força”. Pensei enquanto me ofereciam o décimo pedaço de bolo. Não sou tão importante para ganhar o primeiro. Mas o décimo ainda é alguma coisa. Alguma coisa em meio ao burburinho de assuntos que entraram na pauta do encontro de família naquela noite.

Você poderia me dizer se na sua casa as pessoas se separam em nichos? Isso não é uma pesquisa de opinião, mas apenas uma curiosidade. Grupinhos fechados onde se fala o infalável. Baixinho, quase um sussurro...

Você emagreceu muito. Está murcha. Parentes indiscretos, constrangimento certo. Comentários soltos no boca a boca que todo mundo quer saber. Vai me dizer que na sua família não há fofoca?! Mas disseram que você emagreceu... E daí? Magreza não é sinônimo de beleza.

O namorado novo precisa de aprovação e a namorada não esconde a ansiedade. Você tem coragem garota! Afinal de contas, essa é uma festa de aniversário, está todo mundo aqui. Namorado devidamente aprovado e gargalhadas de alívio são sinais de fim da festa.

Preciso ir embora porque hoje ainda é terça. Lá fora o vento sopra gelado e a carona me chama para o carro lotado. Isso também é família. Onde cabem 5, cabem 8. A vasilha repleta de salgadinhos já está na sacola. Espólios pra quem ficou de fora.

Obrigada e desculpa qualquer coisa. Não demoro pra voltar, mas só se você me chamar.

Lorena de Macedo
Enviado por Lorena de Macedo em 29/07/2009
Reeditado em 15/02/2011
Código do texto: T1725664
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.