Revendo o Passado

Sem querer abusar da bondade dos meus queridos amigos, o Dr. Papanatas e o Professor Bronson volta e meia eu dou uma escapada em sua máquina do tempo, sempre em busca de partidas de futebol. Mas, como sempre, sem interferir na história. Já fui bem orientado quanto a isto.

Desta feita cheguei ao dia 1 de agosto de 1948. Local: Rio de Janeiro, naquela época a Capital da República. Estávamos no estádio de São Januário, completamente lotado. Nada de torcida uniformizada ou chefes de torcida violentos.

O Jogo era entre o C. R. Vasco da Gama e o C. R. Flamengo. Todos vibravam com seus times, sem violência.

Antes de entrar no estádio, parei num bar das proximidades e comi uns bolinhos de bacalhau. O dono do bar era o Sr. Augusto Rodrigues que nos disse: “..daqui a pouco veremos o meu Vasco dar uma lição nos rapazes lá da Gávea”.

E realmente ele tinha razão, pois o jogo terminou 3 x 1 para o clube da cruz de malta, com dois gols de Ademir de Menezes e um de Dimas. Para o Flamengo, descontou Gringo.

O arbitro daquela partida foi o sr Mário Gonçalves Vianna, que na época era considerado o melhor arbitro da América do Sul.

O C. R. Vasco da Gama formou com: Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Alfredo; Djalma, Ademir, Dimas, Tuta e Friaça. O técnico era o Sr. Flávio Costa.

O C. R. Flamengo formou com: Luiz Borracha, Norival e Niltom; Biguá, Bria e Jaime; Durval, Zizinho, Gringo, Jair e Vevé. O técnico foi o Sr. José Ferreira Lemos.

Assim, fomos até 1948 para reviver uma grande partida e trazer para aqueles que gostam de futebol, um pouco da grande história do futebol Carioca

Laércio
Enviado por Laércio em 22/07/2009
Código do texto: T1713483