Comemora-se na véspera

Imagine fazer uma festa de aniversário na véspera. Se todos os anos algumas pessoas ficam preocupadas por comemorara a data do nascimento deveria fazer como se comemora os santos juninos, nunca no dia, sempre na véspera. Claro, há os atrasados que comemoram no dia, não é ofensa, principalmente pra brasileiros que deixam tudo pra depois. Nunca desista. Santo Antonio no dia dos namorados, são João e são Pedro, igualmente se comemoram antes do real aniversário, há outros 27 santos juninos, mas são tão insignificantes que ninguém lembra, lógico pra não inventarem mais promessas, apenas pra um santo serão trinta dias de festas a lembrança de outros santos quem iria trabalhar além de comerciantes, lojistas, artistas e hoteleiros que lucram com os festejos juninos. Coisa de cultura para atrair turistas. Mas se tudo fosse assim, se comemorar antes do dia, nunca depois. Comemorar a conta do cartão de credito chegar antes da data de pagamento, não esperar nove meses por um filho, todas as vacinas de que preciso na infância. Diz a tradição que se deve fazer uma fogueira, assar alguns milhos, tubérculos, principalmente batata doce, que fica uma delicia tostadinha, e dançar muito forro a noite toda. A fogueira como espaço de socialização. Os ambientalistas adoram esse tipo de cultura, tanto que querem mudar agindo na lei, este ano proibido fogueira em algumas cidades e a minha é um desses casos de interdição legal, sujeito a multa se for acesa em asfalto. Também não entendo desmatar pra manter acesa uma cultura, envolver toda a cidade numa nevoa de fumaça grossa, sofrer casos de queimaduras, discutia com amigos enquanto assava numa fogueirinha improvisada dos restos de um guarda roupa. Todos concordam que algumas culturas não são amigos da natureza. Acho que os santos juninos também concordariam com os ambientalistas em não admitirem as fogueiras. Muitos casos de respiração em algumas crianças são agravados por dois motivos associados as festejos juninos, uma que não haverá uma arvore pra diluir a poluição do ar e outra que as fumaças ocasionada da queimada da madeira não contribui pra diminuir a camada de ozônio nem purifica o ar. Enquanto isso, vou reparar como está meu milho assando e fazer outra promessa a santo Antonio, se ele não cumprir o prometido o colocarei de cabeça pra baixo, duas vezes já passei embaixo da pedra com seu nome e pulei na fogueira cinco vezes, ta demorando e não casei. Espero não casar na véspera, mas se poder comemorar um dia antes ta ótimo, oxe.