É direito do consumidor

-Alô!

- Bom dia senhor. Meu nome é Elisandra, e sou do instituto de Línguas. Há alguns dias, seu irmão Pedro Loureiro havia nos procurado para realizar uma consulta nos valores do curso de inglês. Por acaso ele se encontra para confirmarmos a matrícula?

- Não. Ele está na escola no momento.

- E tem algum horário que eu possa encontrá-lo em casa.

- Bom, ele chega depois do almoço, mas se nenhum amiguinho dele vier chamá-lo para sair, provavelmente estará em casa.

- Ok senhor. O senhor não estaria interessado em um de nossos cursos.

- Eu até comecei um, mas não consegui terminar. Quanto estão?

- Infelizmente senhor eu não posso passar os valores por telefone, poderia...

- Como nãO? Sempre passaram.

- Agora estamos com uma nova lei em vigor. A única maneira de passar os valores é o senhor vindo até nós ou...

- Por que eu tenho de ir até vocês, você já poderia me informar os valores?

- Como havia dito senhor, eu não posso. É como se estivesse vendendo algo pelo telefone, e a lei diz que não se pode vender nada.

- Mas eu não sei se vou comprar. Preciso saber dos valores primeiro. Digamos que eu não tenha pernas. Como iria até vocês?

- Poderia pedir para que alguém viesse até nós ou...

- E se eu morasse sozinho? Pode acontecer.

- Nesse caso, um de nossos representantes iria até a sua casa e ...

- Então vocês preferem que alguém venha até aqui, conheça onde eu moro, saiba das coisas que eu tenho em casa, para me passar um valor, no qual talvez, eu disse talvez, não concorde.

- É mais ou menos isso senhor.

- Mas sou eu quem estou deixando vocês falarem o valor. Não haverá problemas.

- Infelizmente não.

(Quase duas horas depois...)

- Pela última vez senhor, não podemos informar o valor.

- Tudo bem. Procurarei outro curso.

- Se o senhor me prometer que não me prejudicará.

- Mas moça, sou eu que peço! Vamos, conte-me.

- A matrícula custa R$ 100,00. O curso tem duração de dois anos e cada mensalidade é no valor de R$ 200,00 mais o material didático. Temos um curso reconhecido pelo...

- Tudo isso! Mas nunca que eu pagaria uma coisa dessas. Você me acorda, procura uma pessoa que não saiu nem das fraldas ainda e tenta me persuadir vendendo um curso desses. Vocês de telemarketing não mudam nunca, não adianta fazerem leis, nunca respeitam.

- Mas senhor...

- Mas senhor nada, estou no meu direito! O consumidor sempre tem direito. Por acaso, quanto está o curso de espanhol?

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 25/06/2009
Código do texto: T1666685
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.