Esse passarinho é uma ...passarinha?!!!

Esta é para meu pai...saudades

Meu pai sempre gostou de pássaros, em casa criava canários-belga. Lindos e canoros, sempre teve paixão por eles. Ficava horas a observá-los. Cuidava com zelo. E como entendido, em um simples soprar de penas, sabia se era macho ou fêmea.

O tempo passou, meu pai se foi...e minha mãe continuou a cuidar dos pássaros. Claro, de boa vontade, mas não entendendo nada do assunto. Na época de acasalamento, colocava os pretendentes em uma gaiola, se começassem o namoro estava resolvido, se brigassem eram rapazes, se ficassem "na sua" eram moças(sim, moças, primeiro namoro). E assim errando e acertando, conseguiu muitos filhotes. É bonito de se ver, quando estão reunidos, os machos cantam muito, para competir entre eles, e conquistar as fêmeas.

Certo dia presenteou meu irmão com um canário "macho". Ele se empolgou colocou em uma gaiola modelo castelo de madeira, afinal o "cantor" merecia... Na reunião seguinte, lá estava o pássaro cercado de outros machos da espécie para o concerto. Minha irmã, que pouco ou nada entende de pássaros, arriscou:" Esse seu passarinho, tem cara de passarinha..." Não deram ouvidos. E começou a cantoria. Alguns mais velhos, dobravam o canto, arrepiavam-se, e os mais novos ensaiavam tímidos piados. Mas e o pássaro do meu irmão? Vou deixar que ele mesmo responda...

" Ele estufa o peito, faz a pose e...NADA! Só dubla o vizinho..." Fêmeas não cantam só observam os machos...decerto só quer paquerar. Deu um ultimato:" Ou canta ou despejo do castelo..." Coitadinha...

Sandra Nunes