"Os Pés Descalços e os Descamisados"

Entre aspas porque este era o jargão de um candidato a Presidente da República que se elegeu sob o estigma de combater as elites e defender os pobres, por ele chamados de “os pés descalços e os descamisados”. É assim que saio de casa para caminhar na praia, quando vou com a intenção de pisar na areia, sempre que a maré está baixa. Literalmente com os pés no chão e sem camisa, me exponho mais aos efeitos benéficos da natureza, recarregando as minhas energias, pelo contato direto com o sol e a terra.

Mesmo sendo um habitual caminhante da orla de Maceió, não tinha ainda o conhecimento de quais os dias em que a maré estava baixa, no horário da manhã. Por isso, muitas vezes, sentia-me tentado a tirar o tênis e ir até lá para caminhar sobre a areia. Foi graças a um pescador que fiquei sabendo, orientando-me pelas fases da lua, de maneira que agora já posso sair de casa descalço, na certeza de encontrar a praia com a maré baixa. Assim procedendo, mais tarde não vou me arrepender de não ter aproveitado o que a natureza tem a nos oferecer. Quero apenas cantar, mas não vivenciar a letra da música “Epitáfio” dos Titãs, onde em cada estrofe começa com “eu devia ter ou eu queria ter” feito algo em favor de mim mesmo, como ter visto o sol nascer, ter visto o sol se pôr, ter amado mais e, sobretudo, ter aceitado as pessoas como elas são. Então, posso dizer, como já me intitulei, com muito orgulho, “SOU UM AMANTE DA NATUREZA”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 16/06/2009
Reeditado em 27/07/2009
Código do texto: T1651455
Classificação de conteúdo: seguro