MULHERES DE MAIO
 

               As mulheres de maio são diferentes. Têm traços de Maria, aliança com as flores e, por isso mesmo, são as noivas mais bonitas. São todas luz sem nunca ter sido sol, são lembranças da lua com o toque sutil das estrelas, são a suavidade das flores que brotam nos jardins de nossas vidas.

               Das mulheres de maio se desprendem centelhas de sonhos, fagulhas de magia e promessas de santos pecados: nos lábios balbuciam canções entoadas por anjos e que a boca não alcança; seus passos murmuram sensações envoltas em mistérios, claramente palpitantes, em suas mãos delicadas, que tecem fantasias e plantam vida.

               As mulheres de maio tecem sonhos com fios de nuvens, enquanto fiam seus véus com as cores do arco-íris, tatuado em seu olhar plácido e sereno. Suas mãos servem doces sorrisos na varanda dos sonhos, regados ao vinho e suculentas ervas, colhidas na alma sonhadora, que na terra se veste de ternura e se faz mulher.


               As mulheres de maio choram sorrindo. Na guerra são calmarias, portos seguros. Na fome, elas são alimento, solo fértil de onde brota a seiva que alimenta e faz germinar a vida. As mulheres de maio são água que saciam a sede, orvalho que se derrama para lavar a alma ferida.

 

               As mulheres de maio podem ser mártires, podem ser de qualquer lugar – Atenas, Hiroshima ou Gaza –, podem ser de rocha, fibra ou aço, mas sempre serão meninas de ouro, pois trazem no peito o desejo da vitória e, na raça, a esperança de dias melhores.

               As mulheres de maio são mães, avós, filhas, netas, companheiras, são árvores da vida, voz que consola, colo que afaga, corpo que abriga, que senta, caminha, vive e chora, mãos que acalentam, que plantam sementes de igualdade e semeam a liberdade. Sua ternura quebra grilhões, derruba muralhas e constrói pontes. 

               Mulheres de maio, são meninas nascidas de janeiro a dezembro, em todos os lugares, que carregam qualquer nome, traçam qualquer destino, e trazem no peito a certeza de ser: MULHERES DE MAIO. 
 
 

N.A: Para mim maio é o mês mais feminino, aquele que traz em si toda a sensibilidade do universo feminino, talvez  por ser considerado o mês das mães, das noivas, das flores e de Maria. Ou o contrário. Para vocês - Mulheres de Maio e homens que sabem reconhecer o valor de uma mulher. De maio.

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 15/05/2009
Reeditado em 01/05/2012
Código do texto: T1596381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.