Circo e Memória

Quando criança éramos quatro irmãos (Eu (Izan), Iran, Peça e Coelho) e com uma energia fantástica, super ativa. Liderávamos todas as crianças da nossa rua e com muita imaginação tivemos uma idéia de criar um circo no quintal de nossa casa. Eu, particularmente, era muito tímido e não participava do circo. Mas, na verdade nós éramos somente imitadores do “Circo Continental”, Circo do Seu Zezinho. Imitávamos Tudo que assistíamos no nosso. E desde pequeno esse mundo mágico me espantava e alegrava a minha vida.

Lembro-me quando José Ribamar “Prego” que era apresentador do Circo começava assim: Respeitável público, o espetáculo vai começar. E vamos apresentar... O circo. E apresentávamos dança, palhaço, acrobacias, teatro, trapézios, malabares, música, entre outras. O nosso circo era para nós uma brincadeira. Era uma possibilidade de alimentar a imaginação, superar limites e aguçar a criatividade, para quem praticava ou assistia ao espetáculo. O circo nos ensinava não apenas as artes, mas o respeito ao próximo, a amizade e a confiança entre o grupo, o caráter, entre outros valores humanos.

O palhaço tocador de piano apresentava ”Chiquinho da Padaria e o nosso velho amigo Tião Maia” onde na verdade, eram artistas imitadores de palhaço. No circo era só alegria.

No trapézio meu irmão mais velho ”Iran” e filhos de seu Julinho eram os trapezistas. Uma vez meu irmão tentando namorar uma menina foi se apresentar e escorregou do trapézio e na queda fraturou o braço, quando meu pai chegou do trabalho desmontou todo o circo. E Ficamos muito tristes com o fim do circo.

Mas também tinha as passagens engraçadas e cômicas dos participantes do circo. Certa feita a nossa menina que se apresentava na corda, caiu lá de cima, e mesmo sentindo dor, fez a genuflexão e correu lá para dentro chorando de dor.

E fiz algumas apresentações ou evoluções com um laço e demonstrava habilidade como malabarista. Maguinho era fantástico no arame bambo. Luiz filho de Seu Chiquinho do táxi era o Equilibrista. Tínhamos a comédia (Teatro) no final de toda apresentação.

Lembrei dessas sensações quando eu olhava o circo que se apresentava no meu bairro. Pensar nisso, é nostálgico, mágico, quase romântico... De uma infância que ressalta em meu ser.

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 26/04/2009
Reeditado em 02/05/2009
Código do texto: T1560636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.