Com ou sem acento...

-Tive uma ideia!

- Com acento ou sem acento?

- Quê?

- Perguntei se você teve uma idÉia ou uma idEia.

- E que diferença faz isso?

- Muita. Se você teve uma ideia sem acento é porque ela é útil, boa, pode ser usada. Agora, se você teve uma ideia com acento... é melhor se preocupar, porque é ultrapassada, antiga, não vale de nada.

- Do que é que você está falando?

- Oras, você não lê jornal? Tá em todo lugar, muitos leem (sem acento).

- Você só pode estar pirando. Desde quando ideia com ou sem acento faz diferença. Idéia é ideia.

- Desde que as paróxitonas terminadas em ditongos éi e ói resolveram deixar o acento de lado.

- Você nem sabe o que é paroxítona.

- Quem me disse isso foi o Aurélio.

- Que Aurélio?

- O de Holanda. Pai do dicionário.

- Só você mesmo. Ninguém está se preocupando com isso. E tanto faz, tanto fez.

- Isso não é verdade. Veja bem. Se eu ler um jornal em que pedirem para nós ficarmos tranqÜilos, é aí que eu vou me preocupar. Apareceu com trema, pronto! Esqueça, porque nunca mais pego para lê-lo. Isso mostra o quanto desinformados estão os jornalistas.

- Você está pirando. Acho que estão fritando seu cérebro no microondas.

- Micro, pausa, ondas.

- Quê? A quer saber, deixa para lá. Ainda tenho tempo para me adaptar, até 2014.

- 12. 2012. E vai esperar até lá? Mas diga-me qual é a sua ideia.

- Que ideia?

- A que você ia me dizer no começo da crônica.

- Ah, já me esqueci. Esse assunto de reforma me dá enjôos.

- Com ou sem acento?

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 16/04/2009
Código do texto: T1542525
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.