O MORTO-VIVO! (Bem vivo!)

Tudo começou por causa de um mal-entendido ao pagar uma prestação atrasada. O funcionário puxa-saco, metido a perfeccionista, todo certinho, de um renomado magazine desta megalópole, equivocadamente exigiu o pagamento de duas prestações pendentes, simultaneamente. Tudo bem que na hora de comprar o cliente assina um contrato de compra onde assume um compromisso para quitar a dívida em várias prestações. E aí é que são elas. Quase sempre as primeiras são pagas pontualmente. Já as seguintes começam a sofrer pequenos atrasos. Os pagamentos são postergados muitas vezes à revelia do cliente, mas tudo bem. Mas cedo ou mais tarde ele comparece para dar satisfações e efetuar algum acordo de pagamento.

Este tipo de procedimento acontece com a maioria das pessoas que compram pelo crediário. E eu estava fadado a agir assim se aquele funcionário não tivesse se equivocado, o que me obrigou a tomar uma atitude inusitada. Afinal, ser caloteiro é algo que não condiz com o meu temperamento, o meu caráter. Dever, praticamente quase todo mundo deve. O egrégio Millor Fernandes tem toda a razão quando escreveu: “QUEM NÃO DEVE, NÃO TEM...” E, além disso, costuma-se até ser sarcástico dizendo, por exemplo: Mais deve o Brasil e, no entanto, vive sempre “deitado eternamente em berço esplêndido!”.

Então, enquanto eu recebia cartas de cobranças só na minha residência, simplesmente, desconsiderava-as. Deixava, como se costuma dizer, o barco correr. Mas quando o setor de cobrança resolveu enviá-las ao meu serviço, aí a situação ficou complicada. Resolvi chutar o pau da barraca, isto é, apelei. Pois até o meu supervisor passou a me chamar a atenção com relação às insistentes cartas de cobranças. Então tomei uma drástica e premeditada decisão: como eu tinha um grande amigo que trabalhava nos Correios, portando, conhecedor de todos os trâmites das correspondências, peguei algumas cartas intactas endereçadas à minha residência e ao meu serviço e pedi que ele usasse o carimbo oficial dos carteiros AO REMETENTE e no campo destinado para escrever o motivo da devolução, simplesmente marcasse no item: “faleceu”. Quer dizer, peguei pesado comigo mesmo, isto é, “matando-me”. Afinal, ninguém iria pedir atestado de óbito. E pelo visto aquele fúnebre artifício surtiu efeito. Pois a partir da semana seguinte, as cartas de cobranças endereçadas à minha pessoa, escafederam-se.

Dez anos após o ocorrido, tomei outra decisão corajosa e muito ousada. Aproveitando uma promoção de um aparelho de som naquela mesma loja que motivou tanta celeuma, resolvi abrir um novo crediário. Apresentei todos os documentos solicitados e finalmente chegou o momento da checagem do meu crédito. Neste ínterim, cheguei até imaginar uma possível cara de espanto da funcionária, caso constatasse que aquele cliente havia morrido há dez anos!! Seria um paradoxo total ao perceber que não se tratava de um caso de homônimo. Porém, naquela ocasião não aconteceu nenhuma cena fantasmagórica. Pois o meu crédito, além de ser aprovado, ainda ganhei até um cartão, além do imprescindível carnê para os futuros pagamentos. Agora, se eu disser que antes mesmo de finalizá-lo, aquela loja foi à falência, pouca gente acredita....Mas posso garantir que a culpa não foi minha e muito menos joguei alguma praga, Deus me livre!

João Bosco de Andrade Araújo

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JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 15/04/2009
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