Prioridades & caminhos

Hoje à tarde tive a grata surpresa de encontrar a minha prima Juliana no msn. Foi muito bom teclar com ela. Faz tempo que não nos encontramos.

Mostrei-lhe as fotos da minha última viagem, enviei alguns dos meus textos. Ela também já escreveu um livro.

Disse-me:

– Você está sempre aproveitando as oportunidades que a vida te apresenta.

– Prefiro dizer que estou sempre criando as oportunidades que quero para mim.

– É, a vida é feita de escolhas! Eu também estou feliz com as escolhas que fiz na vida.

O assunto remeteu a um comentário que ela havia feito numa ocasião em que nos encontramos. Ela havia observado que nossas vidas seguiram caminhos bem diferentes porque cada um estabeleceu suas prioridades.

De fato, hoje ela é casada com um marido apaixonado e tem duas lindas filhas. Muito atenciosa e cuidadosa, sempre se dedicou com muito carinho às questões da família.

Já eu não me casei, escolhi percorrer o caminho do estudo e da realização profissional, e assim acabei ainda não encontrando a minha alma gêmea. Fiz também as viagens internacionais que tanto sonhava.

Lembrei-me de quando éramos pequenos. Da família da minha mãe, ela é a prima com quem tive mais contato. Muitas vezes, nas férias, ela passava vários dias em casa. Brincávamos e brigávamos muito. Eu era muito sistemático, reconheço. Ficava um vazio quando ela ia embora... Até o desenho que ela havia feito na lousinha eu não apagava para ficar de lembrança.

Como ela morava na casa anexa à da nossa avó Júlia, quando minha mãe ia lá, também aproveitávamos para brincar muito. Eu lembro muito pouco dos detalhes, porque essa época passou rápido. Como sou três anos mais novo e ainda as meninas amadurecem mais rápido, quando ela atingiu a adolescência, perdeu a graça brincar comigo. Além disso, ela trabalhava e não tinha muito tempo livre.

Depois, lembro que comecei brincar com a Luciana, a irmã dela. Mas durou ainda menos porque logo, eu é que não queria mais brincar. Então, a Lu brincava com o meu irmão... Que interessante revezamento da vida!

Uma vez, me disseram que esposo da Ju tem ciúme dela comigo. Não entendi por quê. Como um homem tão boa pinta como ele, maduro e experiente, se incomodaria com o moleque do primo? Era como eu via. Mas o ciúme cega a razão mesmo. Não precisa ter lógica ou fundamento, aparece e pronto. Espero não ter causado nenhum dissabor de forma involuntária e inconsciente.

Da infância para cá, como nossas vidas mudaram! É impossível medir o grau de sofrimento que cada um teve, mas que o tivemos, isso é incontestável – desde dificuldade financeira até sérios problemas de relacionamento familiar, isso sem contar as neuras e os traumas.

Cada um foi superando à sua maneira os obstáculos que surgiram. Cada um foi trilhando o caminho escolhido conforme as prioridades que estabeleceu. Mas PRIORIDADE é aquilo que se decide fazer PRIMEIRO, não significa que não vamos fazer mais nada além. Eu quero me casar, por exemplo, e sei que ela ainda vai fazer o curso superior que almeja. Porque a vida continua, e nenhuma estrada é longa demais para ser percorrida.

(Sanca, 05/03/2009)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 29/03/2009
Código do texto: T1511831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.