PENSAVA DIREITINHO O ARISTÓTELES ?

As coisas acontecem...

Certas ou erradas

páginas viradas

O quem vem a ser Lógica? Aristóteles, que a inventou, disse que é simplesmente a arte e o método de pensar corretamente. É a “Logy” ou método de cada ciência, de cada disciplina e de cada arte. E será que Aristóteles “pensava direitinho”? Sabemos que ele era um ser habitualmente inconstante e a forma como ele representa Deus, não deixa de ser interessante. De acordo com Will Durant, meu filósofo para assuntos aleatórios, ele O descreve como um espírito autoconsciente. Um espírito um tanto misterioso; pois o seu Deus nunca faz nada; não tem desejos, nem vontade, nem finalidade; é a atividade num estado tão puro que nunca age. É totalmente perfeito; consequentemente não pode desejar nada e por isso não faz nada. Sua única ocupação é contemplar a essência das coisas; e, desde que ele próprio é a essência de todas as coisas, a forma de todas as formas, sua única ocupação é a contemplação de si mesmo. E aí há de se dizer: “Pobre Deus aristotélico!” – não passa de um “roi-faineant”, como dizem os franceses, um rei que não faz nada. “O rei reina, mais não governa”. Maldosamente podemos dizer, que fica claro a admiração dos ingleses por Aristóteles: seu Deus é evidentemente uma cópia do rei deles. É bom que se diga, que não sou eu quem inventa essas coisas, eu só leio nos meus alfarrábios e passo à frente.

Ah, não vou mais falar sobre a filosofia de Aristóteles, não. Não tem nada de fascinante e é difícil demonstrar entusiasmo por ela, coisa que não é de admirar, ele próprio não se entusiasmava por coisa alguma era bem na dele, tipo: “Si vis me flere, primum tibi flendum ( Se queres que eu chore, tereis que chorar primeiro – Horácio). A propósito, Aristóteles nasceu em Estagira, cidade da Macedônia, no ano 384 a.C. e foi discípulo de Platão, por quem tomou-se do complexo de Édipo e começou a dar a entender que a sabedoria não morreria com Platão; enquanto o velho sábio, por sua vez, falava de seu discípulo como de um potro que escoiceia sua mãe depois de a ter exaurido. Xiii, que belo conceito.

A sineta tocou aula encerrada.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 23/03/2009
Reeditado em 24/03/2009
Código do texto: T1501058
Classificação de conteúdo: seguro