vivendo e aprendendo-by me

Ao amanhecer olho para a vida e penso como tenho sempre algo a aprender.

Percebo o quanto somos frágeis diante de tanta injustiça e maldade existentes. Seria tão mais fácil se as pessoas se respeitassem, não tivessem preconceitos, nem vivessem de pseudoreligiões impostas. Fanatismo seja ele de qual tipo for não leva a lugar algum. Torce pra determinado time?Segue determinada religião? Ótimo, seja feliz, mas não queira impor aos outros seus gostos, suas escolhas. Cada um tem ponto de vista. Para fulano o Corinthians é melhor que o São Paulo e ser espírita é melhor que ser evangélico. E agora? Vai querer enfiar guela abaixo dele que o seu time é o melhor? E que sua religião é a mais correta a seguir? Há tantos ateus que são boas pessoas e tantos que se dizem ir à missa todos os dias, mas que não são capazes de se comover com a fome e a miséria ao seu redor. Hoje em dia a questão da religião parece ser irrelevante. Eu acredito no poder da fé. Esse sim, tem o poder de curar, de nos levantar e olhar para o dia seguinte com a certeza de que virá um dia melhor. Respeite a opinião do próximo. Sim, discuta,converse, questione, mas civilizadamente. Ódio e rancor só contribuem para violência. Você já parou pra pensar nisso? Em quantas pessoas se matam por tantas bobagens?A que ponto chegamos. Torcedores que jogam bombas de gás nas cabeças uns dos outros, se xingam de tudo quanto é nome, e se atropelam feito animais. Tudo isso em troca de que? Eu ainda acredito numa coisa chamada livre arbítrio. Cada qual, dentro de seus conhecimentos segue suas próprias crenças. Por que não aceitar as pessoas como elas são?Me refiro àquelas pessoas que tem claro poder de discernimento dos direitos e deveres do cidadão. Ninguém é igual a ninguém. Querer impor qualquer ponto de vista é puro egoísmo e ignorância. Graças a Deus há uma coisa chamada diversidade cultural. Imagine se fôssemos todos parecidos, que graça teria? Sim, há as pessoas com as quais mais nos identificamos, mas se não foi “com a cara” de fulano, pra que então encher o saco dele?Arranjar briga? Querer-lhe mal?Não seria mais fácil ficar na sua e deixa-lo em paz? Pense, você vai poupar estress e discussõezinhas banais. Isso deveria valer para todos nós. É claro que se alguém nos ataca a primeira coisa que pensamos é revidar, mas pra que iniciar algo que de nada irá lhe acrescentar?. Ninguém é dono de uma razão absoluta. Eu não suporto como tem pessoas que se acham as donas da verdade. Somos fruto da educação que tivemos ao longo de nossa vida, das nossas amizades, do local no qual vivemos, do acesso a informações por meio da televisão que assistimos, do rádio que ouvimos, e das leituras que fazemos. Por isso somos diferentes. Graças a Deus. Estamos em um contínuo processo de aprendizagem. É preciso humildade para reconhecer nossas fraquezas também. Pode ser que amanhã você mude de opinião, mas porque você achou que deveria mudar, porque você viu que era melhor tentar algo diferente, seja em qual área da sua vida for. Mas foi você quem escolheu, mesmo sofrendo interferências externas, a decisão partiu de você, dentre as possibilidades as quais se deparou, ninguém impôs nada. É importante permitir ao outro aprender e mais do que isso, é importante aprender com o outro. Ser feliz, não a custa de ninguém, mas do próprio esforço, ter a consciência tranqüila, fazer o bem. As visões políticas, religiosas ou sexuais, já estão enraizadas na cabeça do sujeito. Muito difícil querer mudá-las. Aliás, pra que?Com que intuito? Não há verdade absoluta. Quem somos nós para julgarmos os outros?. Tudo bem, o ser humano é assim, mas para tudo há um limite. Temos tantas preocupações no nosso dia a dia, nossas questões pessoais, familiares pra resolver. Todo mundo tem problemas, a diferença está na maneira como lidamos com ele. Então porque fazer com que as convivências sociais seja mais um deles?!!.Sabe, quando você se depara com tanta coisa que meche tanto com seu psicológico, você muda. Alguns amadurecem mais, outros preferem cair na depressão. Eu optei por amadurecer. Sinto que tenho uma missão a cumprir. Não sei ao certo qual é, mas eu gosto de escrever. É como se, através das palavras, eu tivesse a oportunidade de entrar um pouco no universo do leitor, compartilhar meus pensamentos e visões com ele.Se eu fizer com que ao menos uma pessoa que leia esse texto pare para refletir e possa aproveitar algo do que escrevi para seu próprio crescimento pessoal, pra mim, já terá valido a pena.Aliás, fico feliz,só de saber que chagastes ao fim desta leitura.Sinal que se interessou.Obrigada!