Por que as pessoas não gostam de críticos?

Por que as pessoas não gostam de críticos?

O que faz de uma pessoa crítico(a)? Sabedoria? Perspicácia? Coragem? Conhecimento?, e devemos nos fazer uma segunda pergunta: Qual é a função do crítico na sociedade?

Inúmeros escritores escreveram e ainda praticam esse gênero tão hermético. Machado de Assis, um dos nossos melhores escritores escreveu crítica de romances, poemas e peças teatrais em diversos jornais; é conhecida a polêmica que se travou em sua época sobre o romance de Eça de Queirós, O Crime do padre Amaro, pois segundo Machado, o romane seria um plágio de um livro do Flaubert do mesmo assunto: um padre que se apaixona, escandalizando a moral burguesa e católica. No entanto, Machado discorreu sobre outros problemas nas obras dos ecritores de sua época e principalmente sobre a nossa opouca originalidade em criar peças que dissessem sobre o nosso modo de viver, e bnão as cópias que se faziam a partir dos franceses e ingleses. Será que Machado como crítico só obteve reconhecimento por ter polemizado sobre o romance de Eça e que tudo o mais que ele escreveu é dispensável? Há de se fazer algumas conjecturas como: Machado era um escritor polígrafo ou seja ele praticou todos os gêneros literários conhecidos em sua época. Além do mais, ele era um homem de sua época no que toca à literatura, se na época dele não havia a palavra intertextualidade, que significa aproximação de idéias semelhantes em obras diferentes, não devemos pensar que Machado fosse conservador, insensível ás mudanças literárias, e sim vê-lo como nada mais que um espelho das idéias e conceitos que vigoravam na sua época, e por último, saber que Machado era excelente romancista e contista, ele deixou entre nós suas obras-primas.

Até mesmo o mais respeitado filósofo, Aristóteles, foi e é criticado por muitos pela sua Poética. Nem todos os crítuicos literários, musicais, artísticos, etc , precisam saber cada detalhe característico de uma obra artística, porque se assim fosse, os críticos seriam tão pedantes que ninguém iria colocar os os olhos sobre o que eles escrevem, e a função do crítico é segundo o próprio Machado diz no prefácio da Crítica, " dizer a verdade".

A crítica virou hoje um objeto e uma ação de luxo, de requinte e de sofisticação, ser crítico hoje dá status e poder, independente do que se está analisando. A crítica chega a ser tão poderosa e de tamanha magnitude, que afeta não só o gosto estético, ma stambém as nossas emoçoes e desejos, sentimos que alguém deve nos informar sobre o conteúdo de tal obra, e aí a mídia entra como uma substituta do crítico- pessoa, o que parece que não temos a total capacidade de julgar as obras pelas nossas próprias opiniões e gostos.

Assim é a crítica, ela não aceita o que os outros pensam porque ela mesmo se acha no direito de ser um fundamento do pensamento e da verdade.

Heinrich Hoft
Enviado por Heinrich Hoft em 12/02/2009
Código do texto: T1435867
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.