LÁ NO PASSADO O FUTURO ERA BEM MELHOR...


             No passado eu sonhava com um futuro muito diferente desse presente que meus olhos vêem e meu coração, tristemente sente. Sinto uma saudade imensa daquele passado romântico, quando eu pensava que haveria um amanhã sem violência, sem corrupção.

            Onde foram parar os sonhos semeados, a certeza de um céu com mais arco-íris e poucas nuvens cinzentas, de rios mais tranqüilos e mares menos violentos, de florestas com mais pássaros e menos queimadas, com o ar mais puro e menos poluição?

            Sinto saudades dos dias onde a fome era apenas de comida e eu ainda sonhava que haveria um futuro onde todos teriam direito, se não ao vinho, pelo menos ao pão e haveria mesa farta, não apenas para mim, mas para humanidade. Aquela fome doía menos que o medo de não viver o suficiente para ver meu sonho saciado.

            No passado eu sonhava com a esquerda chegando ao poder, com o fim das elites capitalistas e da exploração, com um mundo socialista; eu não sabia que este futuro já estava morto, lá no passado, que “esquerda” é apenas o outro lado da “direita”. Infelizmente.

            Eu, lá no passado, acreditava que a ciência, aliada a técnica, resolveria os problemas mais grave da humanidade, que a medicina encontraria a cura de todos os males, que o homem seria cada dia mais humano e mais feliz. Eu não podia imaginar que o homem se tornaria escravo de seus inventos.

            Nos meus sonhos, aqueles lá do passado, o futuro projetava-se promissor. Que saudades daquele futuro que havia no meu passado! Eu só não imaginei que haveria uma rede mundial capaz de me ligar (em tempo real) a milhares de pessoas que nunca vi e provavelmente nunca verei e falaria com elas das coisas que sonhei e das que nem fui capaz de imaginar, mas que existem, aqui no presente.

          Hoje eu senti saudade do futuro que no passado eu imaginei existir... Espero que o futuro que sonho hoje não morra antes de virar presente...
 

Tera, obrigada pela interação. Abraços.

"Futuro só está no ponto
Quando fervem sonhos jovens,
Num instante fica pronto, 
Passado, é só miragem!!"
Enviado por
Tera Sá

 
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 15/01/2009
Reeditado em 16/01/2009
Código do texto: T1385829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.