Federais x Privadas

Nossa, lembro-me como se fosse ontem, quando saiu o resultado do meu vestibular para Letras. Chego em casa recebo uns parabéns chochos, ligo a televisão e assisto à novela. A empolgação não foi tanta só porque eu não havia passado na mais afanosa das universidades daqui do Paraná. É lógico que fiquei muito comovido com isso, pois se não fossem as míseras sete questões, que errei, quem sabe eu seria um calouro da Federal. E o famoso banho de lama, quem não sonha em tomar um?Tenho muitos amigos que estudam, e fico seduzido ao ouvir o conceito de ser estudante de lá. Mas, engana-se quem pensa que só tem futuro o universitário de uma Federal. É notável que todas as universidades bancadas pelo governo exigem muito de seus alunos, desde o vestibular até a formatura. É muito comum ouvir frases do tipo “fácil é entrar, difícil é sair”. Vemos isso perfeitamente nos concorridíssimos vestibulares. Quando tentei o meu, o frio na barriga era iminente. Comprei duas barras de chocolates para ver se a tensão passava. Que nada, além de frio ganhei uma baita dor de barriga, e uma bela reprovação. Para não perder mais um ano em estudos pré-vestibulares, resolvi ingressar em uma instituição particular. E é normal sentir receio por estudar em uma universidade privada. A valorização da graduação, para a concorrência no mercado, faz com que muitos procurem alternativas, nem que seja somente para receber o diploma. Aí que entram as que eu chamo de universidade de esquina. Perigosas por um ponto de vista e úteis pelo outro. Perigosas por, às vezes, não formar dignamente o estudante. E úteis por dar àquele, que já tem certo domínio da profissão e está seguro no local onde trabalha, a sua certificação. A alta concorrência, nas universidades Federais, cria uma ilusão na cabeça de muitos, fazendo com nem tentem uma vaga, e recorram às “uniesquinas”. O meu sonho de ser calouro da Federal ainda não acabou, entretanto tive a oportunidade de estudar em uma particular com o conceito muito bom. Conceito vale, e bastante. Além de tudo é preciso escolher uma instituição reconhecida. Do que adianta gastar montanhas de dinheiro, e no final do curso ter vergonha de dizer onde foi formado, e acredite conheço pessoas assim. A dica que dou àqueles que não conseguiram uma vaga na Federal, e deseja procurar uma particular, pense no conceito, na carga horária, compare com a própria Federal e não marque bobeira. E o mais importante, se os veteranos da federal viram noites e noites estudando, você, que é ou vai ingressar em alguma particular, deve virar os dias também para ser destaque. E na hora do estudo o que conta é o seu futuro. Fica a dica. Abraços e até mais!

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 09/01/2009
Reeditado em 20/02/2009
Código do texto: T1376182