Encontro de almas.

Um risco de giz rasgou o chão da história. Capitu traçava o caminho enquanto Bentinho a seguia já casmurro e encurvado. Seguia o vestido branco de pés descalços. A cortina se abrira para um passado de latente narrativa.

Capitu traçava o caminho ao som de apropriada melodia para a mais perfeita cena de toda a história. Já não mais Bentinho, já não mais Capitu. Apenas Dom Casmurro e suas memórias dúbias e infelizes. Ou será que felizes foram até mesmo diante da mais doída falta?

Por um brevíssimo instante que pareceu eterno, Casmurro se fez Bentinho para novamente seguir Capitu que nunca deixou de ser o que era. Sorriu e mais pareceu menino, como fora um dia. Brevíssimo instante de um eterno resgate.

Espontânea como a roda de seu vestido e os redemoinhos de seus cabelos. Rodopiou para o público que não a viu porque não sabe enxergar. Risco de linhas tortas e passadas quase flutuantes. Rodopiei com ela desejando que aquilo nunca acabasse. Mas a música de minutos breves e sensações permanentes pos fim ao que de mais bonito havia. A cortina se fechou para Bentinho e para mim.

Gostaria de ser guiada por alguém como fora Bentinho que se fez Casmurro, mas nunca deixou de seguir o traçado. Você gostaria de traçar caminhos ou seguir riscos tortos no chão da vida de outra pessoa?

Linhas entrelaçadas pela doçura de dois corações. Um deles corrompeu-se e desgraçou-se de tanto amar. Ou será que a desgraça veio da falta de amor? Nisso eu não acredito, mas é melhor perguntar...

E foi assim que as duas pontas da vida se encontraram por um brevíssimo instante. O tempo de uma música, apenas isso...

Quase não me permiti escrever sobre esse encontro, mas pecaria muito pela omissão das palavras que não existiriam no plano material e, portanto, não haveria relato de minha alma rodopiante. Percebam que discorro de um ponto de vista totalmente egoísta e sem um pingo de racionalidade. O momento não pede a presença da razão, o amor não tolera explicações realistas.

Capitu dançou rabiscando o chão e traçou o caminho de uma vida inteira. Traçou seu destino com ar de brincadeira.

Lorena de Macedo

Lorena de Macedo
Enviado por Lorena de Macedo em 12/12/2008
Código do texto: T1331498
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.