AS SEMENTES GERMINARAM

As Sementes de Arroz que germinaram no sótão de um rancho em um sítio esquecido, em uma estrada esquecida, entre morros verdejantes e de água abundante, a mais de cem anos atrás, trouxeram ao Presente uma Família de Agricultores.

Todos criados na lida do campo, da roça e dos arrozais. Na criação de galinhas, dos porcos e do gado. Das plantações no alto dos morros e nos arrozais alagados dos baixios.

Os milharais, os abacaxis, os arrozais, a batata doce, o aipim, o cará. As sopas, os cozidos e a sobremesa de leite fresco.

A farinha e o lombo de porco defumado, E as caças, frutos de um tempo passado.

Na beira da noite em que a sombra das árvores anunciava a sombra da noite, sentados na varanda, olhávamos o findar de mais um dia.

Sentíamos-nos realizados e agradecidos. A conversa levava até altas horas, comentávamos as curiosidades do dia, os acidentes de percurso, as soluções encontradas, o tamanho das verduras, das frutas e seu sabor. Pensávamos no novo dia que viria e em nova labuta.

Com a pela queimada e o corpo cansado, Ajoelhávamos-nos ao pé da cama e aos pés do Senhor e pedíamos para que abençoasse nossa família, em saúde e em vitórias. E deitávamos-nos em colchões de palha e apagávamos o lampião.

E o tempo passou... Nossos calos se desfizeram ao Tempo. O sítio ficou em nossas lembranças. Assim como nossos avós, alguns tios e alguns vizinhos.

Hoje nos encontros das famílias. Em aniversários, batizados e casamentos. Tudo corre normal até o momento em que Alguém lembra das prosas do sítio. Vira alvoroço. Um tem uma lembrança mais linda, mais engraçada, mais triste, mais cheia de vida, do que o outro.

E em certos momentos todos baixam o olhar e um silêncio prolongado se faz presente. Coisas do passado.

Hoje as nossas Sementes é o nosso trabalho longe daquele Sítio que ficou encravado em nossos corações. Hoje o trabalho nem sempre é dividido entre nós e nossos filhos, como era antigamente.

Cada qual no seu tempo. E na sua realidade. E nos seus sonhos. Os tempos mudaram.

Vivemos com mais posses, divertimentos, saúde, educação, comunicação. Adquirimos mais Direitos no papel, na realidade, nem tanto. E o que vemos nos noticiários no faz voltar ao passado. Era difícil, mas a vida era mais intensa, o dia era mais valorizado, as amizades mais confiáveis, a prosa interminável e os homens mais respeitados e, o Amor era para sempre.

E dizer que tudo começou, em simples Sementes de Arroz Germinadas em um Sítio no Passado.

Robertson
Enviado por Robertson em 15/11/2008
Código do texto: T1285245