O Galinho do vizinho

...Não, ele não bota ovo amarelinho, como diz a cantiga infantil. Mesmo porque galo não bota. Porém, canta o dia inteirinho, lá na casa do vizinho. Eu nunca o vi, mas com ele aprendi que é mentira o que dizem que “o galo canta de hora em hora”. Pelo visto, o galo canta na hora que ele bem quer.

O galinho do vizinho certamente canta bastante porque foi poupado da morte. Podemos supor que ele fora trazido da roça num sábado qualquer, para acompanhar o macarrão de domingo, com vinho tinto e umas guloseimas mais. Porém, nesse dia, optaram por outro prato e o galinho por fim foi poupado.

Como não temos amizade com esse vizinho, dificilmente saberemos por que o galinho canta no quintal dele. Uma vez que não se permite manter aves no quintal. E, ainda assim, se tivéssemos amizade e perguntássemos, ele poderia responder: “O que vocês tem a ver com isso? O canto do galo incomoda vocês? A gente vai matar ele qualquer dia desses.” Não! Não incomoda não! Achamos legal ouvir o galo cantar.

E, isto não diríamos a ele, somente tememos pelo dia em que não mais ouviremos o galo cantar, em que resolverem que enfim chegou o dia de ele ir para a panela. Daí, desse dia em diante, o bairro voltará a ficar tão triste como era antes.