Adolescência e o álcool.

Por Poet Ha, Abilio Machado.

Em nossos dias... É comum referir-se assim à nossa adolescência. Vemos ruir os valores dos recém chegados da infância, não é difícil encontrá-los nas praças, nas escadarias, frente de lojas, postos de gasolina, pequenos lugares identificados por eles como points.

Nunca estão a sós e sempre agarrados a uma garrafa, seja ela no invólucro normal ou misturada em grandes garrafas peti que eles chamaram de tubão, ou estão com latas de cerveja, ou energéticos, cachaça ou vinho...

Parece não saber mais o que é diversão, se não estiver calibrado não há vontade de se fazer algo, álcool ou outras coisas.

Pobres jovens perderam a inocência e com isso perdem o próprio senso moral, perde-se aos braços da embriagues.

Frases perdidas como: eu tomo umas pra fica legal. Sabe como é o tubão rodou a roda e a gente não pode ser caretão.

O que leva a isso? Uma busca de afirmação? É o medo de não ser aceito, de não ser convidado a participar?

A grande pergunta que viaja em quase todos os cursos em dependência química é: Quando começa o vicio? Onde está?

Poderia começar no corredor do supermercado, bem ali próximo aos produtos de primeira necessidade? Pois se fossem colocados próximo à ração ou aos produtos de limpeza não seriam vendidos...

Talvez em casa na geladeira ou no estoque planejado para finais de semana ou para as festas. A bebida alcoólica está até nas festinhas infantis, pois se não tiver os pais não levam os filhos, uma maneira de agradar aos pais dos convidados e a criança pede um gole, alguns pais metem o dedo na bebida ou até a chupeta e a criança suga sedenta.

Talvez em festas religiosas, lamentavelmente ainda a desculpas é o alto lucro que é necessário para manter a igreja e algumas atividades e privilégios. Por que? Porque todo mundo bebe, são famílias inteiras que vão, assistem à celebração e chegam na festa ou em casa e antes do almoço já se encharcam de etílicos, perpetuando a conivência.

As desculpas são inúmeras, desde ser o dono do dinheiro, de ter e poder, de se achar acima da lei, outros dizem que é para manter a amizade.

Cada gole dado pela juventude acontece um atrazo moral à toda uma geração, um retrocesso ao seu lado animal, levanta o véu da verdadeira vontade pessoal, da personalidade da Alma daquele que a ingere, e na sua maioria desperta os piores monstros que existem no subconsciente, na revolta contra a família, contra a sociedade e contra si mesmo.

E quando o álcool se une à ignorância e à estupidez? O garoto briguento, com ciúmes à flor da pele, com revolta pelos pais acima de tudo? Quando a menina é castrada em casa e sai e bebe, pondo-se a dançar lascivamente e a subir sobre as mesas? E quando isso tudo se alia ao automóvel? E quando se alia ao serviço que presta ou à que pertence? Muito comuns são aquelas frases: Sabe com quem está falando? Sabe filho de quem sou eu?

Onde mora a culpa?

Na educação? Na escola? Na família? Na Igreja? Na mídia? Nos pais? No governo? Na punição?

Está nas ações não tão democráticas, pois sabemos que somos um país teoricamente democrático, mas na verdade, na prática ainda somos republicanos e ditadorial, onde os que fazem as leis ou estão associados a ela podem e livram-se com facilidade de qualquer rusga, enquanto os que estão fora deste círculo são os que sofrem as penas da lei e servem como exemplo aos outros. Seria a culpa desta impunidade? Falta de opção de lazer? Estaria nos olhos fechados da família nos primeiros dias de adolescência, quando o pai fica todo orgulhoso por que o filho chegou caindo e vomitando e além de tudo deixou cair um preservativo na frente da vovó...

Talvez haja quem ache bonito alguém dizer:

__Pô, tomei todas ontem nem sei como cheguei em casa...

__A festa estava boa?

__Puxa nem sei... Até a hora em que olhei para a gatinha estava depois cara nem sei quem era ela, mas tinha a pele um pouco áspera... E para comer, então?! Devo ter comido algo ruim estou com uma dor lá embaixo, no naninho...

__É meu jovem, naninho de bêbado não tem dono, quem chega come!