EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

A sociedade reputa à educação como um dos segmentos mais importantes para a formação do caráter humano. Em diversas oportunidades, mesmo não sendo especialista na área, tenho manifestado meu ponto de vista em relação ao tema como meio de construir um mundo onde não exista qualquer forma de preconceito.

Não é possível vislumbrar justiça social sem uma educação de qualidade que, infelizmente, ainda é um sonho acalentado. Às vezes, fico extremamente decepcionado com a posição de algumas pessoas denominadas formadoras de opinião, que manifestam claramente o ranço do preconceito e puritanismo perverso e impedem a possibilidade do crescimento humano.

A educação é um pressuposto no qual o ser humano é o principal destinatário e, portanto, não deveria ser elitista e excludente. É claro que alguma coisa está errada, senão o tecido social não se deterioraria com uma velocidade assustadora.

A violência e o desrespeito humano são os resultados da indiferença da sociedade em relação à qualidade da educação no Brasil. É deprimente ler, em revistas e jornais, as diversas estatísticas nas quais se constata o declínio da educação. Como cidadão, eu acredito no ser humano e compreendo que as ações de uma sociedade só têm fundamento se a finalidade for a qualidade de vida para todos e não para alguns em detrimento de outros.

O setor educacional é sedimentado por alguns segmentos básicos, entre eles encontram-se a família, a escola, a sociedade e consciência política. Esses segmentos têm participação substancial na formação do ser humano holístico, portanto, se alguns deles estiverem ausentes, o tecido social sofre as conseqüências como violência, insegurança, falta de conhecimento e qualificação pessoal e profissional.

A sociedade precisa repensar seus valores e responsabilidades para encontrar uma solução eficaz para os problemas sociais que hoje enfrentamos. Os dois principais pilares estão em cheque porque perderam a sensibilidade de compreender as mudanças impostas pela tecnologia e pelo capitalismo denominado moderno. Tanto a família quanto os profissionais da escola devem repensar o seu papel na nova sociedade que está surgindo.

Ressalto que não existem verdades absolutas no segmento familiar e nem no segmento escolar. A família tem compromisso de assumir plenamente sua responsabilidade na formação do ser comunitário e social. A escola tem o papel de estimular, no ser humano, a sede de conhecer, descobrir, questionar, formular novos conhecimentos e novas tecnologias para o bem da própria humanidade.