Humilhação não

        T
ranscorre sem confusão o Campeonato Brasileiro em suas séries “A” e “B”em 2008, porém, uma coisa que me intriga é a questão dos últimos times colocados na tabela de classificação.

O campeonato, como se sabe, tem duas séries e para que elas existam é preciso haver times: no próximo campeonato os melhores colocados na primeira e os piores na segunda. Porém o que há de pejorativo nisto? A meu ver, apenas a questão econômico-financeira, pois quando um time sai da série “A” e vai para a série “B”, a tendência natural é a diminuição de torcedores nos estádios,  proporcionando conseqüentemente menos arrecadação.

Mas a palavra rebaixamento torna-se um pesadelo para clubes e torcedores, é sem duvida uma palavra de sentido negativo, que quer dizer: “humilhação, vexame, degradação”. Portanto, acho que a palavra neste caso específico não deveria ser usada, pois em se tratando de esporte, temos que ter em mente que o ato nada mais é do que um jogo, uma competição, onde necessariamente tem de haver vencedor e vencido no final de cada campeonato.

Entendo que a palavra “rebaixamento” é muito forte para uma coisa tão bela, tão saudável que proporciona confraternização entre os povos. Deveria ser dito, isto sim, no caso do campeonato em questão: os quatro últimos colocados irão disputar a segunda divisão.

Haja vista que no campeonato do ano passado, quando o Corínthians foi para a segunda divisão, seus torcedores sentiram-se nem sei como, mas choraram e podem estar certos de uma coisa: quando há tristeza é porque a alegria não tarda chegar: o Corínthians faz um belo campeonato na série “B” e com certeza, embora eu não seja seu torcedor, irá fazer um belo campeonato e novamente sua torcida irá alegrar.

Então não foi humilhante ir para série “B” foi apenas um tempo para que o clube pudesse melhor se estruturar em todos os aspectos.

Com fé e união todos terão sua gloria um dia: Salve o Corínthians e todos os times que nesta serie um dia irão jogar.

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 07/10/2008
Reeditado em 07/10/2008
Código do texto: T1215324
Classificação de conteúdo: seguro