MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente

A questão do meio ambiente em Minas e Divinópolis é séria; a expansão industrial e comercial no século XX não teve preocupação com os recursos naturais; havia a crença de que esses recursos eram inesgotáveis.

A fauna e a flora foram exploradas de modo degradante; muitas espécies de animais e vegetais foram extintas e outras em fase de extinção e a biodiversidade do Centro-oeste mineiro, Divinópolis, Minas e Brasil estão em estado de risco, haja vista que resta pouca coisa da mata nativa, de rios, lagos e córregos limpos.

Os parques florestais foram abandonados à própria sorte e alguns estão sendo explorados pela especulação imobiliária de forma predadora e ilegal.

Quanto ao ar que respiramos, em nosso caso, é de baixíssima qualidade; as indústrias, o poder público e a sociedade têm contribuído com a poluição do ar.

Polui-se com chaminés das indústrias que não investiram em sistema de purificação do ar; com autorização dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente, e com o desrespeito da sociedade que insiste em provocar grandes queimadas.

É importante que a sociedade tenha consciência da necessidade de manutenção do seu habitat, caso contrário, nem o próprio ser humano subsistirá. Medidas para minimizar as agressões ao meio ambiente se fazem urgentes, para que a sociedade possa usufruir qualidade de vida elevada.

A recuperação do que foi depredado através de reflorestamento e revitalização das matas nativas; desenvolver exploração racional dos recursos naturais e minerais; incentivar o desenvolvimento sustentável, onde a humanidade, as diversas espécies e o meio ambiente se interajam com harmonia; preservar as matas existentes, inclusive as que estão nas proximidades urbanas; promover o plantio de arvores nas vias públicas urbanas e rurais.

Estimular parcerias com as escolas no sentido de envolver crianças no processo de respeito e proteção do meio ambiente e da importância do replantio de árvores nativa nas regiões onde existiam florestas.

Recursos existem se todos os segmentos sociais assumirem a responsabilidade com a manutenção do meio ambiente. Nossa casa deve ser bem cuidada, por este motivo, o legislativo, o executivo, o judiciário e a sociedade em geral devem debruçar-se sobre esta questão com seriedade.