AS NOVAS NORMAS ORTOGRÁFICAS

_________________________________________________________

 

Em 1971, o Presidente da República sancionou a lei nº 5.675, que simplificou a acentuação gráfica, especialmente nos acentos diferenciais, isto é, nos homógrafos e certos derivados.

Lembro-me que levei certo tempo para acostumar-me às novas instruções. Mesmo depois de condicionado a elas, sempre que escrevia governo, acordo, para só citar essas, sentia falta do acento. Isso é natural, principalmente para quem tem o hábito de escrever.

Tenho conversado com jovens estudantes e escrevedores que se revelaram preocupados com as novas instruções ortográficas sancionadas pelo Presidente em 29 de setembro de 2008 e que entrará em vigor no dia primeiro de janeiro de 2009. Ora bem, não vejo motivo nenhum para a mencionada preocupação. Primeiro pelo fato de que até o ano de 2012, tanto as atuais instruções, quanto as novas, serão aceitas como corretas, mesmo nos concursos e vestibulares. Segundo porque é tempo mais que suficiente para uma tranqüila adaptação as novas regras ortográficas. Terceiro porque neste período de adaptação as normas serão detalhadas, retalhadas, dissecadas exaustivamente pelas mídias tradicionais e virtuais, pelos portais ligados ou não a língua portuguesa, pelas escolas, universidades e seus sítios.

O que tem deixado essas pessoas preocupadas é a forma oportunista e sensacionalista que se tem dado a unificação da língua portuguesa; no mais das vezes, para chamar a atenção sobre si ou aumentar a popularidade de suas páginas. Colocam a as novas normas como se estas fossem desabar na cabeça dos brasileiros a partir de 2009 e só se salvaria quem as soubessem na “ponta da língua”.

Ora, essas normas não irão afetar de nenhuma forma a língua falada (continuaremos falando o português do Brasil), e sim a escrita. Em razão disso, a memorização começará a se efetuar, verdadeiramente, quando começarmos a utilizá-la na escrita e de forma progressiva, tranqüila, sanando aqui e ali as dúvidas que porventura aparecerem.

Aprendemos a escrever, escrevendo; é redundante não é, mas é assim que é. ®Sérgio.

_______________________________

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte Sempre!

Se vocêencontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 30/09/2008
Reeditado em 03/06/2013
Código do texto: T1204777
Classificação de conteúdo: seguro