Finlândia a terra de Papai Noel

Um absurdo! Mais um descaso da polícia que mesmo tendo provas suficientes de que um jovem com 22 anos possuía uma arma e foi filmado fazendo disparos e ameaças, não tomou nenhuma atitude, não confiscou a pistola e nem lhe deu voz de prisão. O desfecho já era de se prever, no dia seguinte, o jovem Saari entrou na escola onde estudava, vestindo-se de negro e usando uma máscara de esqui, fez vários disparos e confirmando o que havia dito no filme do dia anterior – “Vocês vão morrer em seguida” – matou 8 mulheres e dois homens, em seguida suicidou-se!

Esqueci de citar que isso não aconteceu num morro do Rio ou num bairro periférico de São Paulo ou outra grande cidade do Brasil. Essa tragédia – previsível – aconteceu na Finlândia, um país em que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,952 onde a nota máxima é 1, e só para comparar, ela está em décimo primeiro lugar e nós, os Brasileiros, estamos em octogésimo lugar.

De tradição caçadora, a Finlândia é um dos paises com maior taxa de propriedade de armas no mundo, 1,6 milhão de armas para uma população de pouco mais de 5,5 milhões de habitantes. Para se ter uma idéia, um jovem a partir dos 15 anos de idade já pode comprar uma arma.

Apesar se ser uma país com alto índice de desenvolvimento, os Finlandeses não são muito chegados ao riso, podemos ver isso nos domingos em que Raikkonem, mesmo vencendo uma corrida de fórmula 1 não se dá o direito de sorrir, foi apelidado de homem de gelo. Há também o problema de suicídios, um dos mais altos do mundo, e o alcoolismo.

Tal qual acontece nos paises subdesenvolvidos, a Finlândia tem problemas de difícil solução. E se o rei Momo mora por aqui, eles têm a felicidade de ter um morador ainda mais ilustre; Santa Claus, o velho Papai Noel. Para quem quiser arriscar aqui vai seu endereço;

SantaClaus

FIN-96930 Arctic Circle

Rovaniemi – Finlândia

Vale lembrar que essa tragédia foi fruto de descaso, onde pessoas de bem se omitiram. Não custa repetir;

Para o mal triunfar, basta que homens de bem se omitam. - Edmund Burke Filósofo e Pensador – 1729 – 1797

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 24/09/2008
Código do texto: T1194983
Classificação de conteúdo: seguro