UMA VIDA CONJUGAL FELIZ

UMA VIDA CONJUGAL FELIZ

Há quatro baterias que mantém o aparelho de som do casal tocando lindas músicas ao longo da vida:

A primeira pilha é da compreensão, essa leva a pessoa amada a:

1 – Saber escutar = sem essa sabedoria, seria difícil parar, prestar atenção na outra pessoa, escutá-la de coração e não apenas ouví-la com os ouvidos? Saber escutar com o coração é uma exigência urgente do amor. Estar inteiro, aqui e agora, quando a outra pessoa fala, pois os ouvidos do coração escutam muito mais.

3 – Saber falar = Dizer a verdade, calma e mansamente, ou firme e decididamente, faz parte do crescimento da pessoa. Falar sim ou não na hora certa e do jeito certo. A educação é amiga fiel da verdade, do amor e da paz.

A segunda bateria é do perdão e da misericórdia. Essa leva a pessoa amada a:

6 – Saber perdoar = Reconhecer que a pessoa amada é limitada e precisa sempre de ajuda.

2 – Saber calar = Se a palavra vale prata, o silêncio vale ouro. O silêncio tem um potencial enorme, pois ele é sempre carregado de amor e de responsabilidade. Aquele silêncio que esfria os ânimos. Calar, quando as ofensas seriam a vontades naturais de contra-atacar. Calar, quando a palavra afiada da outra pessoa vem como flecha, implacável e agressiva. Calar,, mesmo que a razão me favoreça ou que tenha plena consciência do seu direito de reagir. Calar, não como quem sucumbe, mas como quem contorna a situação.

A terceira bateria é do respeito e da ternura. Essa leva a pessoa amada a:

4 – Saber ceder = Minha razão não pode ser a do outro. Ceder implica renunciar, compreender, tolerar, destruir birras, dar o passo em direção ao outro.

5 – Saber qualificar = Ressaltar a virtude em vez de acentuar os defeitos. Saber valorizar as coisas que a pessoa amada faz. Saber fazer um carinho a cada dia. Saber dizer com toda a sinceridade a cada dia: “eu amo você!” Nunca dizer para ninguém os defeitos da pessoa amada. Pois a pessoa amada deve ser respeitada e venerada como a melhor pessoa do mundo para se conviver. Pois foi eu quem a escolhi.

7 – Saber dialogar = Saber falar e saber ouvir. Dialogar implica: saber perguntar, viver o drama e as alegrias da pessoa amada, respeitar o jeito de ser dela, a maneira minha e dela deve estar em sintonia. O diálogo não se resume na fala verbal, mas também nos gestos, exemplos e sentimentos.

A quarta bateria é da religião. Essa leva a pessoa a:

Saber acreditar no Deus Criador e Amor = Quando surge uma relação entre um homem e uma mulher e esses dois conhecem o Deus da vida e procuram seguir uma religião, muitas coisas já são superadas de com antecipação.

Saber ver na outra pessoa uma pérola preciosa = Quando o casal reza junto e procura viver a reza que fizeram, a capacidade de amor e de perdão multiplica-se em tal lar. A bateria da religião não pode queimar, pois quando isso acontece o casamento começa a fracassar. A falta de oração do casal é um bom princípio para desmoronar uma vida conjugal.

Quando essas baterias estão funcionando em harmonia, o casal faz a experiência da felicidade no lar. Seus filhos sentem-se amados, seguros e cheios de vida. São pessoas educadas e sonhadoras. De bem com a vida. E não basta ter apenas uma bateria dessas funcionando bem para que o teto seja verdadeiramente feliz, é preciso que todas estejam funcionando. Só assim a música lírica da felicidade será límpida aos ouvidos amorosos da família.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 10/09/2008
Código do texto: T1171165
Classificação de conteúdo: seguro