UM POVO MÍSTICO

UM POVO MÍSTICO

Se perguntarmos para as pessoas nas ruas, becos e favelas: Como vai indo? Elas respondem: Tudo bem graças a Deus, tudo em paz, tudo legal... Mas na realidade não estão legais, não estão bem e com pouca paz. São problemas salariais, desempregos, saúde, habitação, saneamento básico... Mas as pessoas que dizem que tudo vai bem, não estão mentindo. Elas estão expondo uma realidade espiritual que há dentro de seus corações que é mística. É a mesma coisa que fez Abraão esperar contra toda esperança. Há miséria, fome, falta de saúde, de educação e exclusão, que são empecilhos para uma vida boa. Mas esse povo oprimido luta para ser feliz um dia quem sabe. É comum ouvirmos uma mulher cantando junto ao seu tanque de cimento, ao lado da porta de entrada do barraco, lavando suas pouquíssimas roupas.

E esse povo tem uma solidariedade formidável, vive ajudando-se uns aos outros. Basta ir numa favela, seja de grande ou pequena cidade e veremos tudo isso. Hoje há favelas até em cidades de dez mil habitantes por esse Brasil afora. Sem contar aquelas cidadezinhas do sertão brasileiro que são verdadeiras favelas. Cidades que só não faltam crianças pequenas e desnutridas e pessoas famintas e doentes.

E para manter-se vivo e com clima de solidariedade e esperança, esse povo busca forças em fontes que não são: economia, segurança pública e muita menos em política. Ele busca forças na religião e na mística. Para ele, pouco ou nada importa o que pensaram as grandes cabeças da humanidade, mas somente Deus. E olha que cada pessoa tem um jeito próprio de buscar essa força em seu Deus.

Deus existe e um dia chegaremos a ele. Assim esse povo lutador e excluído do rol do capitalismo selvagem pensa. Um povo que faz uma experiência direta com o Sagrado. Um contato de relacionamentos com as divindades e com as pessoas. São pessoas que se relacionam muito umas com as outras. Elas brigam, fazem as pazes, caminha lado-a-lado... Elas não ficam falando sobre Deus, mas passam os dias falando com Deus.

Um povo que abastece com rezas, cantos, devoções, romarias, tradições antigas, e acima de tudo: coloca Deus em tudo e em todos os momentos. É essa mística que mantém esse povo lutando e esperando contra toda a esperança. E esse povo não é parado não. É um povo capaz, dê uma oportunidade e verá o que ele é capaz de fazer de bom. Porque ele não depende dos gananciosos que só pensam em dinheiro, ele pensa no bem estar de todos. Ele é o potencial da realidade, ainda não concretizado, mas que se der chance, um dia se realizará.

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 22/08/2008
Código do texto: T1140807
Classificação de conteúdo: seguro