ECONOMIA, NIETZSCHE, MÚSICA E SAUDADE...

 

            Hoje eu vivi um momento especial. Estava na academia esperando o segundo tempo para assistir aula quando meu sobrinho me chamou para ir ver a apresentação do Quinteto de Saxofone que se apresentaria no encerramento da Semana de Economia. Fui.

            Sentei-me e aguardei o início da apresentação. E foi uma viagem pelos caminhos da música e do encantamento. Como poderíamos viver sem música? Enquanto eles executavam a apresentação minha alma viajava. Vi-me dançando, conduzida pelos braços protetores de meu amado, ou caminhando na chuva (coisa que adoro fazer), sentindo a água escorrer em meu corpo.

            Fui completamente envolvida pelo som maravilhoso do sax, este é o instrumento predileto de meu esposo, que me prometeu aprender a tocá-lo e presentear-me com um show exclusivo. Fechei os olhos e imaginei que era ele a tocar para mim. Senti sua presença tomando conta de meus pensamentos e cheguei a sentir seu perfume.  

            Terminada a apresentação eu tinha os olhos embaçados de saudade, mas estava leve, feliz, em paz comigo mesma. E fiquei pensando em como Nietzsche tinha razão quando dizia que a vida sem a música seria um erro. Claro que ele referia-se a música clássica, mais especificamente a Wagner. Mas ouso dizer que qualquer música, de boa qualidade (e ai vai um juízo de valor, pois não há um conceito universal do que seja “boa qualidade”) eleva o espírito e provoca uma agradável sensação de bem-estar.

            A música hoje teve o poder de me arrancar da melancolia. De me fazer viajar ao encontro não apenas de meu amado, mas de mim mesma.  E aqui sou obrigada a concordar com Nietzsche, de quem não sou fã, mas não posso negar sua genialidade ao afirmar: "A música me transmite hoje sensações como eu nunca senti antes. Ela me libera de mim mesmo, ela me separa de mim mesmo como se eu me olhasse, como se eu me percebesse de muito longe: ao mesmo tempo ela me fortalece, e sempre após uma noite musical (...) a minha manhã transborda de idéias e pensamentos corajosos. É como se eu estivesse mergulhado num elemento mais natural. A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio." (Nietzsche, Cartas a Peter Gast, Nice, 15 de Janeiro de 1889).

            Que seja assim a minha manhã...

 

 

* Da Série: Literatura & Filosofia

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 15/08/2008
Código do texto: T1130357
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.