A idade de Rodrigo

“A idade de Rodrigo daqui a 4 anos multiplicada pela idade que tinha há 7 anos é igual a 5 vezes a atual aumentada de 5. A idade atual de Rodrigo é?”

Não sei a resposta. Não tenho o menor interesse em saber. Sim, deixei em branco. Achei a pergunta um substrato da insensibilidade. Pode transparecer julgamento, até poderia, mas, neste caso quem seria o réu? É apenas um fato típico. Qualquer semelhança será mera coincidência.

Esta pergunta circula na dimensão acadêmica do pragmatismo capitalista. Na realidade me pergunto: qual a finalidade real da pergunta, o que o catedrático quer dizer, não entendi a interrogação da pergunta, pois, não é meu desejo estabelecer paralelos com a realidade do irreal.

Não me enquadro como um pragmático absolutista, sei apenas que o simples me alimenta, mas, neste caso, uso do coração como aprendizado. Meu cotidiano ensina-me que as flores devem ser cultivadas com o calor, com a terra, com a água e com o ar.

Pouco me vale o enquadramento, pois, acabaria morto vivo pela repressão do meu destino. Caso adotasse meu padrão como baliza, veriamos um educador afogado nas lágrimas oceânicas. Mas, qual será o caminho? Talvez, um olhar amável para o interior...