TODO TRABALHADOR É UM ARTISTA!!!*

A palestra do Professor e Psicólogo Valdez apresenta novos paradigmas para o universo empresarial e dá novo enfoque ao trabalho na era da “Conspiração Aquariana”.

O interessante é que a introdução de sua palestra se dá com uma apresentação de um número artístico dos personagens de Walt Disney. O gênio conduz outro gênio para o tablado do palco.

O palestrante, numa referência ao gênio da Lâmpada, começa dizendo que tem três sonhos e o último deles é receber um beijo de cada participante daquele evento.

Como o tema de sua fala é o trabalho, ele afirma que todo trabalhador tem de ser um artista, porque os artistas amam trabalhar. Para eles, o trabalho é uma dádiva que deve ser saboreada como quem saboreia um banquete. O artista gosta tanto de trabalhar a ponto de chegar duas horas mais cedo para se concentrar.

É preciso amar o trabalho e ter disciplina teatral, ou seja, não podem errar; os artistas sonham em morrer trabalhando. No mundo do trabalho só há espaço para o trabalho artístico.

O trabalhador do novo milênio precisa ter novas posturas no mundo em que milhares de profissões estão sendo extintas.

O capital mais importante do mundo atual são as pessoas e a propriedade mais valiosa é a propriedade intelectual. A informação é mais importante que o ouro e o petróleo.

O ouro atual é a informação. O detentor da informação vende o seu produto, continua com ele e amplia mais ainda. Não existe espaço para o trabalhador clássico.

Segundo o palestrante, é necessário aprender com as mulheres. As mulheres são mais sensíveis e tem visão do conjunto. A mulher não se preocupa só com os detalhes, mas com o todo e o mundo do trabalho está se feminilizando. Por isso, a mudança de estilo pode ser o diferencial para se ter sucesso ou não.

É o diferencial (estilo e estratégia) que pode proporcionar a excelência, e a qualidade muda de foco porque significa o sucesso do cliente. Nisto resulta a paixão do cliente por sua empresa; o cliente apaixonado é fiel, só se mantém a paixão com novidades e surpresas.

Para manter o cliente apaixonado é necessário inovação, criatividade, surpresa, competitividade que gera valor agregado: Profissionalismo. O profissional que ama seu trabalho, que tem a postura de um artista, trabalha em time e tem senso de cobertura, suas atividades vão além de sua função e adquire a competência essencial.

A diferença entre o fracasso e o sucesso está na postura e no compromisso do profissional com seu cliente no mundo da globalização, que exige transformação interna.

O sucesso do negócio se traduz na capacidade de conquistar e manter o cliente fiel à sua empresa, isto depende da qualidade do trabalho e do envolvimento do trabalhador neste objetivo.

É preciso mais que atender o que o cliente quer. Isso todo mundo faz. Satisfazer o desejo do cliente cativa e o faz apaixonado e fiel.

Palestrante reafirma que no universo da globalização e na era da informação é preciso amar o trabalho, ter prazer de trabalhar e fazer do espaço de seu trabalho um lugar de festa. Você já viu alguém sair aborrecido quando vai a uma festa? Então, faça de seu trabalho uma festa de alegria!

*Este texto é um trabalho escolar com base no Vídeo da Palestra do

Professor e Psicólogo Luiz Valdez