Uma garota que se preze... (Maria Mal-Amada)

Uma Garota que se preze...

Crônica extraída do livro Maria Mal-Amada

de Lorena de Macedo

Sentada no meio de dois opostos muito especiais, eu me divertia com as reações exageradas. Do meu lado direito, aquela que de doce tem o sorriso, e apesar do mal-humor típico de quem não tem paciência com coisas, pessoas e situações ridículas, se debulhava em lágrimas espontâneas diante de um romance nova-iorquino digno de aplausos.

O esquerdo foi ocupado por um enigma humano. Ela não demonstra suas emoções. Nunca sabemos se está gostando da situação, da pessoa, do momento. Usa sempre a mesma expressão, e raramente admite derrota.

Todas são queridas na medida da proximidade de cada uma. Cada qual com sua loucura, falatórios intermináveis, risadas engraçadas, comentários inoportunos, gestos e expressões tão particulares que se tornam previsíveis.

O sorriso doce costuma cruzar o meu caminho com mais freqüência e confesso que me agrada muito essas aparições espontâneas. Somos parecidas naquilo que realmente importa além do fato de ser o sorriso a minha fornecedora ad eternum de livros e demais suprimentos de incentivo cultural.

Uma garota que se preze possui em seu círculo de amizades ao menos uma fornecedora de situações esdrúxulas, e no meu caso, o enigma fazia muito bem esse papel. Quando ainda não tinha atracado seu navio em um porto seguro localizado na Bahia de todos os santos, costumava me entreter com seus casos amorosos nada convencionais. Entre crises de pânico, amores escondidos e romance via webcan, sempre desejou ter sossego e companhia fixa.

O suprimento de risadas discretas que se tornavam gargalhadas escandalosas até que eu me convencesse da veracidade dos fatos e resolvesse escrever sobre o assunto foi aos poucos se esvaindo. A culpa não é do navio atracado que descansa satisfeito no porto abarrotado de amor. Na verdade, não existem culpados pelas estranhas e inesperadas viradas que a vida dá.

Amizade para toda a vida, como o amor que pode durar para sempre. Mas como desejar que algo seja eterno se somos todos passageiros nesse ônibus desgovernado. Que seja bom enquanto dure? Que dure até acabar? Sorriso é bastante ciumenta, mas sabe se comportar em público.

Como somos idiotas na troca de picuinhas totalmente desnecessárias. Mulheres idiotas que se gostam, mas se criticam. Você acredita piamente que a crítica carregada de sinceridade servirá única e exclusivamente para o bem-estar da pobre criatura insana. Mas se esquece de que também é insana, louquinha! Uma garota que se preze tem ao menos uma amiga que se julga dona da verdade. Eu tenho algumas...

Poderia definir a amizade entre mulheres como um complexo de ligações melindrosas. Poderia definir como qualquer coisa complexa. Uma garota que se preze tem amigas complicadas. Amigas distraídas, exageradas, descabidas e mimadas.

Uma garota que se preze tem amigas que se prezam...

Maria