Sobre o natal e o tempo

Sobre o tempo e o natal

I

Você com certeza já cansou de ouvir este chavão: o tempo esta passando rápido demais. É o que ouvimos a todo momento, no meio de qualquer conversa, independente da época do ano. Mas quando chega o mês de dezembro, este chavão se fortalece e ganha novos aliados.” Parece mentira! Já estamos em dezembro” “este ano voou” e assim por diante. Realmente não dá para acreditar, basta um piscar de olhos e estamos no natal.

Fico a pensar se a demora do passar do tempo, da minha infância e juventude se devia ao fato das minhas expectativas, que eram outras, ou se pelo fato de quê, naqueles tempos, demorava-se onze meses, contados nas pontas dos dedos, para transcorrer de janeiro à dezembro, quando se começavam os preparativos para o grande dia do nascimento de Cristo. E a expectativa de vivermos um dia festivo, com almoço diferenciado e trocas de presentes.

Agora tudo esta mudado. Vejamos, no comercio o natal já é anunciado no mês de agosto. “Compre agora e só comece a pagar depois do natal” “Faça já a sua compra de natal, a financeira Ilusão adianta o seu décimo terceiro salário” Em fins de outubro alguns tímidos papais noéis já começam animar nossas televisões; no mês de novembro o clima já é totalmente natalino e, em nome da confraternização já começam as festas. O Ano começa em janeiro a acaba em julho

As festas pré-natalinas são tantas e, com tanta fartura, que o dia em que festejamos menos é no próprio dia de Natal. Chegamos lá cansados. Enfarados de comida de bebida e de congratulações. Não temos mais paciência para esperar o dia 25 de dezembro.

Não sei se esta certo ou errado, só sei que as coisas mudaram.

Sebastião Generoso
Enviado por Sebastião Generoso em 07/12/2010
Código do texto: T2658661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.