Porto do Itaqui São Luís MA

Todas as grandes nações

Que tem costa para o mar

Precisam de um bom porto

Para vender e comprar

Para poder produzir

E comercializar

Para construir um porto

Que a demanda atenderia

Com os mercados diversos

Que o futuro traria

Que tivesse condição

E a todos atenderia

Em resposta a distância

Que este comércio exigia

Após vários estudos

Vendo a geografia

Decidido o Itaqui

O melhor lugar seria

Idealizado assim

O complexo portuário

Na Bahia de São Marcos

O lugar apropriado

E no ano trinta e nove

O local foi confirmado

Olhando Estados Unidos

E continente europeu

Após diversas pesquisas

Logo assim se entendeu

Ser este porto viável

E o projeto aconteceu

É chegado o novo século

Com o crescimento do estado

Para Início desta obra

Sessenta e seis foi marcado

Em pouco mais de seis anos

Já então finalizado

No ano setenta e dois

Entrou em operação

Foi criada a companhia

Das docas do Maranhão

A nacional CODOMAR

Para administração

Em convênio assinado

Com os órgãos de então

Em dois mil e um a EMAP

Após a delegação

Do ministério dos transportes

Assumiu no Maranhão

O Itaqui desde então

Recebe investimento

Em acessos ferroviários

Ampliação em andamento

Chega a trinta e um milhões

De cargas em movimento

Com parcerias firmadas

A nova administração

Este porto tomou rumo

Com grande motivação

Agregou capacidade

Em sua operação

Itaqui é porto público

Muito bem conceituado

É orgulho Brasileiro

É também joia do estado

O porto que mais cresceu

Foi em primeiro colocado

Entre outros portos públicos

Fica em onze, na escala

Mas em movimentação

É o quinto em tonelada

Estando entre os grandes

Em movimentação de carga

De capital nacional

Com mais movimentação

Estando em sua frente

Santos, grande campeão

Itaguaí, Paranaguá

E Rio Grande então

Entre os canais de acesso

O Canal do Panamá

Com dimensões alargadas

Mais vantagens haverá

Com duzentas toneladas

Navio maior passará

O Pacífico, o Atlântico

Bem mais perto ficará

Capacitando o Itaqui

A bem mais longe chegar

Abrindo novos mercados

E assim consolidar

Tendo um setor primário

Ainda em ampliação

Estando assim este porto

Em constante construção

Com imensa retroárea

Para futura expansão

Muito bem elaborado

Nove berços de atracação

Para embarque e desembarque

E outros em conclusão

Celulose da Suzano

Para mais exportação

Em amplitude de maré

Muito privilegiado

Chega a sete, oito metros

Favorecendo o calado

Deixando então este porto

Muito bem classificado

O Itaqui é assim

Grande ponto de passagem

Para o mercado interno

Em ação de cabotagem

E para o mercado externo

Muito bem aproveitado

O vai-e-vem de produtos

Importado ou exportado

Ressalta bem este porto

Entre portos de outro estado

Destacando o seu fluxo

Entre outros já testado

São quatro tipos de carga

Normalmente transportadas

Na armazenagem dos portos

Tem as conteinerizadas

Granéis sólidos e líquidos

E as generalizadas...

Sendo assim as cargas soltas

Em geral classificadas

São peças grandes avulsas

Que seguem desembaladas

Que atendem a projetos

Recebidas ou embarcadas

Em matéria de logística

Tem fator multimodal

Rodovias, ferrovias

Que chegam na capital

E um corredor logístico

Que o torna sem igual

Tem assim eficiência

Grande competividade

Contando com varias vias

Que chegam nessa cidade

Com tanta conexão

Tem muita capacidade

Na Baia de São Marcos

Em sua geografia

Tem posição estratégica

Que muito o beneficia

E no Golfão Maranhense

Melhor lugar não havia

Uma área bem extensa

O canal no Maranhão

Largura, quinhentos metros

Cem quilômetros de extensão

Tem um calado profundo

Garante a navegação

O seu cais é muito extenso

É grande a dimensão

Quase dois mil e quinhentos

Em área de atracação

Composto por longos berços

Todos em operação

Muito grande a estrutura

Extensa Poligonal

Que delimita o porto

Em cada área ideal

A primária e secundária

Com espaço essencial

Em sua área primária

Permite a atracação

Onde chegam os navios

Trazendo a Importação

Desembarcam e embarcam

O que vai pra exportação

Se Importa da Colômbia

Muito carvão mineral

Termoelétrica Eneva

Uma empresa nacional

Que gera muita energia

Um fator essencial

Tem o terminal de cobre

Que chega de Marabá

Terminal de ferro-gusa

De Açailândia Pequiá

De Imperatriz Celulose

Que a Suzano exportará

E os armazéns do TEGRAM

De empresas consorciadas

Com expansão de tancagem

Áreas recém licitadas

Commodities inflamáveis

Que estarão bem resguardadas

Representa o Arco-Norte

Com a distribuição

Permitindo a várias cargas

Sua movimentação

Garantindo os combustíveis

Que fazem mover a nação

Itaqui é Porto público

Que valoriza parcerias

Com as empresas privadas

Em constante melhoria

Estas participações

Crescem mais a cada dia

O complexo portuário

Que nosso estado contém

É formado por três portos

Que se integram muito bem

Ponta da Madeira - Vale

E da Alumar também...

Em movimentação de carga

Destacou-se o Maranhão

ITAQUI, VALE, ALUMAR

Trabalhando em união

E o Complexo Portuário

É mesmo um campeão

O Desempenho Aquaviário

Uma vez consolidado

Mas uma vez o Itaqui

Sendo evidenciado

O melhor do Norte Nordeste

Fica em nosso estado

A movimentação do porto

A logística o Nodal

Primeiro do Arco Norte

Mostra a pesquisa atual

O destaque, o desempenho

É assim fenomenal

E assim é nosso porto

Que nos dá satisfação

Que permite o intercâmbio

Com qualquer outra nação

Que faz crescer o Brasil

E o estado do Maranhão

Salve o porto do Itaqui

Esta nossa Joia Rara

Destacando o Maranhão

Em matéria Portuária

Colocando nosso estado

Entre os grandes nesta área

Paulo Ivan – (99) 9 9641-5780

Paulo.pisl.lima@gmail.com

www.recantodasletras.com.br/

autores/PauloIvan