CORDEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTINUADA
Focalizando a relação teoria-prática
Vamos pedir a todos
Que enfrentam os desafios
De uma árdua caminhada
Ei! Professores, coordenadores
Futuros pedagogos!
Sabem qual é a bola da vez?
É A FORMAÇÃO CONTINUADA!
O que chamam de Formação Continuada
É uma proposta decente
Orienta o trabalho educativo
E amplia o conhecimento docente
Faz-se necessário lançar um olhar
Na história da educação
Todos os aspectos voltados
Para uma mútua preparação
Após a Revolução Francesa
Liberdade, Igualdade e
Fraternidade eram os ideais
E iniciou a formação docente
Nas escolas normais
A LDB estipula o prazo de dez anos
Para o professor ter nível de graduação
Também tem como competência
Elaborar o Plano Nacional de Educação
O MEC cria em 2003
A Rede Nacional de Formação Continuada
Universidades e Centros de pesquisa
Com muitas ações desencadeadas
Está longe desse tema se esgotar
Para termos formação continuada
Devemos cada vez mais reivindicar
Compreender e operacionalizar
A Educação brasileira tem história
Sabe, a Escola Tradicional
Voltada à produção capitalista
Com sua função social?
Já a Escola Nova traz à tona o seu papel
a “Pedagogia dos Projetos”, das competências
como reprodutora da classe dominante
Mobiliza conhecimentos e experiências!
O autor Saviane critica o modelo reprodutivista
E redefine o papel da escola e da educação:
Combater a ideologia dominante
E atender as necessidades da população.
Na década de 1980 o modelo tecnicista
Com princípios de operacionalidade
Tinha organização, racional. O foco?
Era o técnico e a produtividade
Para a formação dos docentes
Era para trabalhar conteúdos como instrumento
E para ter uma prática segura e real
É fundamental o conhecimento
A década de 1990 enfatiza o papel do professor
A produção de pesquisa em formação continuada
Tem foco nas propostas da instituição escolar
E a prática e a teoria veio ser articulada
Eis as principais questões do modelo apresentado:
Que tipo de formação orientará nossas ações?
Que tipo de aluno e que sociedade queremos?
O aluno preparado para desafiadoras situações
O professor contribui com o seu conhecimento
Para uma transformação estrutural
Busca alterar a prática de seus alunos
Enquanto agente de transformação social
Uma proposta mais ampla, contínua
Objetiva, formativa e sistematizada
Entre o saber teórico e o fazer pedagógico
Visando uma formação mais direcionada
Os dados revelam que a formação continuada
Estuda-se sobre o PPP o início e a elaboração
Há o interesse e a vontade de aprender
Os novos saberes com muita reflexão...
O processo de formação continuada
O professor coordena numa boa
Ele se beneficia com as pesquisas
E como educador se aperfeiçoa
O professor aprende a importância do referencial teórico
O relato dos encontros são surpreendentes
Pois, “é na teoria que se pensa a prática”
A pedagogia Histórico–crítica tomou outra forma, gente!
Os professores têm expectativas positivas
E buscam o desenvolvimento pessoal
O estudo fornece subsídios importantes
Para o desempenho profissional
A formação continuada constitui-se:
Trabalho e estudo firmes e permanentes
Para o coletivo, os alunos, a escola, a sociedade
A prática e a teoria são envolventes.
Faz-nos refletir teoricamente nossa práxis
As experiências aqui compartilhadas
Reconhece o valor da teoria, reflexão
E a construção de uma formação continuada!
OBRIGADA!