O Vagão de Amarescente

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão empobrecerão; e a sonolência veste o homem de trapos. Pv 23:20-21

Era uma vez nos tempos medievais dois reinos, um se chamava Amarescente e o outro Nectáreo. Eles eram inimigos, mas o rei Esquálido dos Amarescentes já tinha dominado os Nectáreos, que só existiam pelo tributo que pagavam mensalmente ao rei Esquálido. Por isso o rei de Nectáreo odiava o rei dos Amarescentes porque era um país dominador valente e próspero com um tipo de vida completamente diferente do seu.

Os habitantes de Amarescente tinham como cultura a pratica de esporte eram pessoas sadias desde a sua infância. Havia muitas competições esportivas promovidas pelo rei que era um atleta assim como a sua rainha, o país possuía mais academias do que farmácia e hospitais, na orla marítima desde as seis da manhã só se via gente caminhando, correndo, andando de bicicleta, nadando na praia, nas praças atividades esportiva para todas as idades, ou seja, um país que vendia saúde e com muitas escolas e faculdades. A população desse país não abria mão dos estudos, o índice de aprovação no vestibular chegava a oitenta e cinco por cento.

Já os moradores de Nectáreo é o inverso dessa realidade. A maioria da população com hábitos alimentar descontrolado comem de tudo e mais um pouco a começar pelo rei e a rainha. Existia muitos mais bares do que academia muitos hospitais e farmácias, sedentarismo abundante sua orla o que se via era alguns gatos pingados praticando esporte, nas praças havia muitos mendigos, muitos consumidores de crack e alcoólatras. Índice de violência altíssimo, como roubos seqüestros e homicídios além de muita corrupção em todos os setores da sociedade.

Um índice de desistência escolar alarmante poucos concluíam o ensino fundamental e muito menos o ensino médio sem falar na faculdade que se tornava quase impossível para grande maioria alcançar. Além disso, foi constado através de uma pesquisa que noventa por cento dos seus habitantes estavam fora de forma acima do peso, com um numero de óbitos assustador devido a varias doenças. Ao fazer o balanço anual para prestar conta ao rei Gordon seus conselheiros apresentaram o relatório com esses dados assustador.

Quando o rei leu tudo disse: estamos perdidos! Estamos sendo dizimados por nós mesmo precisamos mudar a nossa realidade. E perguntou: alguém sabe o que precisamos fazer para que o nosso país saia do fundo do poço? Então um dos seus conselheiros respondeu: eu sei! Então me fale respondeu o rei. Meu rei se compararmos a nossa realidade com a do reino Amarescente da vontade de chorar. Por quê? Perguntou o rei! Vou falar só do índice de vida deles lá as pessoas vivem até os cem anos praticando esporte é um pais de atletas o sedentarismo lá não existe em nenhuma faixa etária.

Bom disse o rei! Eu não gosto deles geograficamente eles são o triplo do nosso tamanho e nós precisamos conquistá-lo não podemos ficar pagando tributo a eles o resto da nossa vida todos os meses eles vem aqui e levam vinte e cinco por cento da nossa produção agrícola eu não agüento mais precisamos fazer alguma coisa.

Foi quando outro conselheiro disse: Como meu rei! Nosso exercito é um bando de gente acima do peso completamente fora de forma na sua grande maioria são viciados em bebida churrasco e droga que mal segura uma arma. Já os Amarescentes são fortes e praticantes de artes marciais enfrentar eles seria um suicídio seriamos conquistados ao invés de conquistá-los. Eu tenho uma idéia que podemos por em pratica, mas vai funcionar a longo prazo mais será infalível. Já ouviu aquele ditado o peixe morre pela boca? Sim disseram! Pois é o homem também morre pela boca vai depender do que você der para ele comer.

Foi quando o rei falou: eu não sei o que você tem em mente mais você precisa saber que nem o idioma deles a gente domina. Isso é o que a vossa majestade pensa! Pois eu lhe digo que isso não será nenhum problema. Não! Disse o rei. Amarescente é um reinado prospero e eles precisam de mão de obra eu não sei se o rei sabe, mas nós temos muita gente daqui que trabalha lá há muitos anos e já dominaram o idioma deles. Sim e daí? Disse outro conselheiro.

O homem continuou e disse: vou convidar alguém que já trabalha lá e domina o idioma deles para nos dizer qual é o segredo deles serem bem sucedidos. faça isso o mas breve possível. Então encerraram a reunião e já marcaram outra para o dia seguinte com a presença do conselho de guerra para dar o seu parecer sobre o plano de guerra do conselheiro Atila.

Na hora marcada chegou Atila com um homem chamado Cuxe que já dominava o idioma dos habitantes de Amarescente por já está trabalhando lá por mais de dez anos. Quando o homem viu o rei se ajoelhou em reverencia e respeito. O rei disse levante-se homem! Ele levantou-se meio tremulo. O rei disse: você fala o idioma dos Amarescentes? Sim! Disse Cuxe. Como é o dia a dia desse povo? Perguntou o rei! Bom meu rei lá não tem vagabundos, as ruas da cidade são todas limpas eles estudam trabalham e praticam esportes diariamente lá ninguém vê mendigos nem viciados dormindo nas praças é outro nível de vida.

Tudo bem eu já sei de tudo isso. Mas será possível que essa gente não tem um ponto fraco? Foi quando Atila interrompeu e disse: tem sim majestade! E o que é? Perguntou o rei. Atila olhou pro Cuxe e disse: fala pra ele qual é o ponto fraco desse reinado. Eles não têm açúcar disse Cuxe. O rei não entendeu e disse é isso ai que é o ponto fraco dele? Sim respondeu Atila.

Mas Atila como é que a gente vai conquistar uma nação forte e poderosa que nos oprime com seus tributos mensalmente só porque eles não têm açúcar você deve ta ficando maluco. Não de maneira nenhuma o açúcar vai ser o nosso presente de grego para eles. Meu rei vossa majestade sabe quem é o responsável pelo índice de morte alarmante no nosso reino? Não respondeu o rei! O açúcar disse Atila. Ele é o responsável pelo crescimento do peso dos nossos habitantes causando diversos males ao vosso reinado. Meu rei a gente vai conquistar o castelo de Amarescente sem usar nenhuma arma e nem o exercito no primeiro momento só vamos ter que esperar como eu falei.

Muito bem qual é o seu plano? Vamos ter que construir um vagão de madeira com doze metros de comprimento e cinco de largura com rodas bem distribuídas, vamos encher de doces, biscoito e produtos conservados até sucos de caixinha até em cima, vamos levar também cem mudas de cana de açúcar para plantar lá pra eles e uma maquina manual de moer cana e muita cana pra moer na hora para eles aprenderem a fazer o caldo esse vai ser o nosso presente.

Ao ouvir o plano disse Cuxe: como vocês vão entrar lá porque eu que já trabalho lá a dez anos só entro e saio diariamente com a roupa do corpo? Boa pergunta disse o rei Gordon! Simples você vai procurar alguém próximo do rei e dizer que o rei Gordon do reino Nectário quer lhe oferecer um presente pela benevolência que ele tem tido com ele e com o seu povo. E diz mais: é só ele marcar a data que ele irá pessoalmente entregar o presente acompanhado da sua comitiva. Dito isso o rei Gordon deu ordens para que fosse colocado em pratica todo o plano imediatamente e seus assessores convocou mas do que depressa os marceneiros para construir o vagão de madeira com rodas.

As mulheres que eram as responsáveis pela produção dos doces e biscoitos tiveram que dobrar a produção. Quando ficou tudo pronto Cuxe levou o recado do rei Gordon para o rei Esquálido de Amarescente. E o rei recebeu de bom grado e marcou a data do encontro. Com tudo pronto o rei Gordon e sua comitiva partiram para o encontro com o rei Esquálido com seus homens empurrando o vagão de madeira cheio doces, sacos de açúcar e biscoitos e cana e uma maquina manual para moer a cana.

Os troianos colocaram para dentro do seu castelo seus inimigos sem perceberem que eles estavam escondidos dentro do cavalo de madeira, o rei Esquálido está com as portas do seu castelo abertas para receber um vagão conduzido por seus inimigos que vão lhe presentear com um veneno que vai matá-los aos poucos sem eles perceberem. Os gregos usaram um cavalo de madeira para conquistar Tróia os Nectários usaram um vagão de madeira para conquistar Amarescente.

Assim que chegaram os portões do castelo já estavam aberto eles entraram e o rei Gordon saudou o rei Esquálido dizendo: vida longa ao rei que tem sido benevolente para com o meu povo e hoje estamos aqui para doar estes presentes como forma de gratidão pela sua misericórdia. O rei Esquálido perguntou o que você trouxe para mim ouro jóias pedras preciosas? Não meu amado rei eu trouxe algo melhor de que isso até porque ouro e jóias o rei já possui bastante o que eu trouxe vai mudar radicalmente os seus hábitos porque vai passar a fazer parte da sua vida diariamente.

Que novidade é essa que eu não conheço perguntou o rei? São doces! Disse o rei! O que vem a ser isso doce? O rei Gordon disse: veja! Levantou a lona do vagão e mostrou a grande quantidade de doces que estava dentro. Todos ficaram espantados sem saber o que era aquilo, depois de algum tempo o rei perguntou: pra que serve isso? Para comer disse o rei Gordon. O rei mandou chamar o provador de vinho do seu castelo para que ele pudesse provar aquela coisa estranha. Quando ele sentiu o gosto do chocolate ao leite exclamou: uma delicia meu rei quero mais! Gordon disse: fique a vontade é só se servir. O provador não pensou duas vezes saiu provando tudo que é doce do vagão pirulito, biscoito tinha até bala Juquinha etc.

A rainha se interessou o rei Gordon lhe deu um barrão de chocolate ela devorou quase imediatamente o rei Esquálido não se conteve também provou do chocolate e disse: um momento vamos todos para o salão de festas para o banquete que preparamos para o rei Gordon e a sua comitiva. Enquanto o vagão de doce era empurrado até o local indicado pelo rei o que se via era mãos pegando os doces e devorando.

Quando o rei Gordon e sua comitiva olharam para o banquete que foi preparado para ele se assustou com o que viu. Na mesa tinha carne sem gordura, peixe, frango sem a pele, frutas, saladas, suco natural, ovos e açafrão. O rei Gordon disse a um dos seus conselheiros anote tudo isso porque vamos implantar esses alimentos no nosso reino quando voltarmos porque esse é o segredo que faz desse reino prospero. O conselheiro anotou tudo em seguida se deliciaram com aquele banquete que foi desprezado naquele momento pelo rei Esquálido e seus súditos por causa dos doces.

O rei Esquálido interrompeu o banquete e disse: vamos receber as nossas bailarinas de dança do ventre e os nossos acrobatas para fazer uma apresentação para o rei Gordon e a sua comitiva. O rei Gordon agradeceu e disse ao chefe de sua comitiva: ta na hora de encher ainda mais eles com mais açúcar vá buscar a maquina de moer cana manual e traga aqui vamos moer cana para eles. Prontamente um dos seus súditos obedeceu e trouxe a maquina de moer cana, quando o rei Esquálido viu perguntou: o que é isso rei Gordon? Ele disse: vejam como essa maquina de moer cana pode proporcionar mais ainda sabor a sua vida.

Em seguida ele deu ordem para moer a cana até encher uma quantidade suficiente para atender a corte do rei. Quando o rei Esquálido e a sua rainha provaram abriram um sorriso de ponta a ponta e bateram palmas para o rei Gordon a partir daí todos os que estavam na festa começaram a comer os biscoitos e tudo que veio no vagão de madeira bebendo caldo de cana. Em seguida Atila se aproximou do rei Gordon e falou baixinho ao pé do seu ouvido dizendo: eles não sabem que o excesso de açúcar aumenta o peso e faz com eles percam a forma atlética que eles têm passando a ser sedentário em breve esse reino será nosso.

Entendeu meu rei? Ao ouvir essas palavras o rei Gordon sorriu sarcasticamente concordando com as palavras de Atila. No fim da festa o rei Gordon pediu a palavra e ele foi atendido pelo rei Esquálido e disse: a nossa amizade será cada vez mais crescente e precisamos nos ajudarmos mutuamente para que possamos crescer eu trouxe comigo cem mudas de cana de açúcar e se for da vontade do rei Esquálido vamos deixar aqui alguns dos nossos técnicos para ensinar a vocês a cultivar a cana de açúcar e também como fazer o açúcar quando elas crescerem.

Quando vocês forem buscar os nossos produtos agrícolas daremos a vocês também uma carroça de açúcar, uma carroça de biscoitos, e uma carroça de cana para vocês moerem e fazerem caldo até as suas canas crescerem. Dito isso todos os ouvintes bateram palmas e o rei Esquálido disse: viva o rei Gordon! E todos os seus súditos disseram em uma só voz: viva, viva. Após se despedirem voltaram para Nectáreo com a sensação de dever cumprido tanto é que Gordon e Atila o idealizador do plano funesto disseram? Missão cumprida! E saíram sorrindo sarcasticamente.

Assim que chegou o rei Gordon convocou seus assessores para uma reunião de caráter emergencial pediu para eles convocarem um nutricionista, um cardiologista, e um endocrinologista etc. pediu a lista dos alimentos consumidos pelos Amarescentes e de imediato fez um decreto implantando no seu reinado dizendo que esses seriam os alimentos que seriam consumidos a partir de agora e mandou distribuir por todo o reino. E disse mais: a mídia vai ter que se adequar ou eu mando interromper todos os programas de culinária desde que avisem sobre o índice glicêmico dos alimentos que estão sendo divulgado e os males que ocasionam a saúde das pessoas.

Quero competições esportivas a cada seis meses e informações na mídia sobre comida saudável e sobre os perigos de se contrair uma enfermidade grave deixando limitada a vida daqueles que a contrai. Criem um slogan e façam uma campanha de conscientização alertando a população sobre os alimentos com maior índice de açúcar e o que acontece quando há excesso no dia a dia. Agora convoque o Cuxe eu quero falar, imediatamente com ele. Quando o localizaram trouxeram ele a presença do rei Gordon e assim que Cuxe o viu disse: estou aqui meu rei o que o senhor deseja? Disse o rei: eu quero relatório de seis em seis meses sobre os moradores do castelo do rei Esquálido entendeu? Sim meu rei! É só isso ta dispensado.

Nos primeiro seis meses Cuxe já notou alguma diferença no dia a dia da população começou a surgir homens com uma barriguinha que não se via antes então ele relatou ao rei Gordon essa pequena diferença que começou a surgir entre a população. Então Atila o idealizador do plano e também um dos seus conselheiros disse: dobre a quantidade de açúcar e cana para acelerar o processo estamos no caminho certo. O rei Gordon concordou, mas dobrou também os biscoitos, os doces, e a cana. E assim o reinado do rei Esquálido foi sendo minado pelo excesso de peso a cada dia.

Segundo os relatórios de Cuxe olheiro do rei Gordon que era dado a cada seis meses já não se via mais gente correndo matinalmente na orla da praia o processo se inverteu entre os dois reinos porque o rei Gordon sabiamente adotou a dieta diária do rei Esquálido e o rei Esquálido inconscientemente adotou os hábitos alimentar do rei Gordon. Enquanto o reino do rei Gordon se transformou em um reinado de pessoas saradas o do Esquálido se tornou um reinado de pessoas sedentárias e acima do peso.

Quando o rei Gordon recebeu o relatório de Cuxe seu olheiro disse: chegou a hora! Vamos invadir e conquistar o castelo do rei Esquálido. Convocou o seu exercito e abateu o rei Esquálido e seu exercito que não ofereceram quase resistência alguma. Foi como o conselheiro Atila o idealizador do plano para conquistar o castelo do rei Esquálido falou: o peixe morre pela boca, mas também os homens dependendo daquilo que ele consome no seu dia a dia.

Quanto ao slogan que o rei Gordon ordenou que fosse criado para a campanha de conscientização da população do seu reinado ele disse: Não durma mais do que a cama, pratique esportes, selecione a sua alimentação e viva mais vivendo bem.

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 17/03/2024
Código do texto: T8021959
Classificação de conteúdo: seguro