O CÃO NIILISTA AO TEMPLO
 
Feijão preto fora o apelido que eu dera a ela, tal a sua cor e seu despenteado e grosso cabelo.

Naquele dia ela parecia mais bonita e sublime, mas como sempre era amolada pelos gravatinhas, ficava ali calada e acanhada em seu cantinho.

Eu era seu amigo e, escondidamente, tinha por ela uma quedinha. Tentava protegê-la, quando eu mesmo era motivo dos mesmos de piadinhas e de chacotinhas.

Mas neste dia, um dia frio de inverno, ela chegou mais viva, como se tivesse renascido. Nunca soube o que lhe deixara assim. Talvez um presente, já que era como eu extremamente pobre. Talvez um namoradinho.

Mas o fato é que estava alegre, como se tivesse renascido e aquilo me alegrara e fascinara. Era pureza em demasia naquela menina.

Mas lá vieram de novo os de tênis rainha, a caçoarem e a lhe jogarem em abstratas latrinas.

E, de repente, sumiu a luz que eu via e apareceu-me uma escuridão ainda mais fria.

Então eu lha disse: “Vai pra sala mais cedo, vou logo em seguida”. E ela que sempre seguia o que eu falava, foi-se já com a alegria com que chegara perdida.

Eu não apareceria por uma semana, ela nem sabia, estar do meu lado sua decisão seria, motivo pelo qual eu a pedi que entrasse antes um pouco.

Acho que foi nesse tempo que realmente vi que tinha de me transformar, às vezes, num cão vadio: tornei-me uma onda de choque e de ira e me investi contra os burguesinhos. Tomei sopapos, murros e pontapés da cambadinha vadia, mas a um peguei pelo colarinho.

E como monstro me tornei, não me importava com as pancadas, mas aquele foi perdendo as cores com a gravata, até ficar branquinho, até que um puxão quase me arrancou as tripas. Seu pai era outro monstro contra o qual eu ainda não tinha forças para enfrentar. Tomei tapas e cascudos. Em casa, de meu pai apanhei de novo.

Uma semana suspenso da escola e falavam que eu já era um marginalzinho.

Quando retornei, os de tênis rainha tomaram distância e vi a ela, feijão preto, sorrindo aquele sorriso puro e lindo.

“Valeu a pena ter enfrentado esses viadinhos!”. pensei feliz.

Começava ali a sina do cão niilista!
Péricles Alves de Oliveira (Thor Menkent)
Enviado por Péricles Alves de Oliveira (Thor Menkent) em 25/08/2016
Reeditado em 25/08/2016
Código do texto: T5739768
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.