Ser Canalha

Sinto-me um ser canalha. Mas o que é ser? Ser é aquele que é, ou você é ou não é nada. E o que seria o canalha? Quem em sua capacidade de ser algo, o é de maneira desprezível... Antes de ser algo sou um ser desprezível. Ser capaz de magoar profundamente alguém só para ensina-lo o bem. Ser capaz de manipular sentidos e sentimentos só para, no fundo, provar a existência do nada. Sim canalhice... Sempre digo que não presto, sou homem e cheio de falhas. Mas não acreditaram. E isso, em minha canalhice, fez-me achar no direito de encher aqueles olhos de lágrimas, de apagar aquele sorriso de esperança, de frustrar aqueles sonhos de vida. Sim, sou um ser canalha... O senhor da razão na idade da razão com sentimentos de razão... Um Hamlet! Que toda a ação tem um cálculo, um objetivo, um sentido. Desumanização em nome da eficiência dos sentimentos...

"A racionalidade na vida emocional significa que as emoções afirmam e ajudam a estrutura psíquica a manter um equilíbrio harmonioso e ao mesmo tempo auxilia o seu crescimento. Assim, por exemplo, o amor irracional é amor que acentua a dependência da pessoa e, por conseguinte, a ansiedade e a hostilidade. O amor racional é um amor que relaciona intimamente uma pessoa com outra, ao mesmo tempo que conserva sua independência e integridade".

Erich Fromm, ah Erich Fromm! Como quisera este canalha que não tivesse razão. Que a razão não fosse esta fusão do pensamento racional com o sentimento. Quisera eu fosse apenas uma paixão neurótica separada dessa atividade intelectual esquizóide.

Eu vi ela ir embora, e talvez jamais volta. Tomara que cresça e aprenda a racionalizar os afetos.

Ela não me viu chorar...

Ley Gomes
Enviado por Ley Gomes em 19/11/2015
Reeditado em 20/11/2015
Código do texto: T5454469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.