Previsibilidade existencial

Minaelaivisk, contemplara a sua auto imagem idealizada para o futuro. Nunca fez figura personificada feito a destes tipos tolos, nos quais enchem-se de sonhos e vivem o surreal. Era de longe esse o motivo para tanta imaginação, na qual fulminava a mente daquele homem, de seus 26 anos.

Porque o retrato futurístico, não deixava-o em paz ? Era apenas a sequencia das causalidades decorrentes do passado, a unica sentença pre-escrita segundo atitudes tomadas anteriormente ? Soubera desde o inicio que nada fugiria da linearidade, quase matemática de todo o seu encaminhamento. Até porque, este não seria de tão difícil calculo, haja vista a falta de imprevisibilidade cotidiana que circundava a vida de Minaelaivisk.

Seria totalmente possível estabelecer um padrão estatístico, envolvendo em seu universo os atos que sucederam em certo espaço de tempo, por meio disso aplicar-se-ia a uniformidade das ações, chegar-se-ia na previsão futura. Ria sem parar, quando conseguiu completar a equação mental. Ficara louco com a descoberta, apesar de tê-la nas convicções, mesmo antes de efetuar as mensurações.

Lá estava a auto imagem, tanto mentalizada por Minaelaivisk. Da mesma forma que se encontrara no presente, era a sua designação do futuro. Estava em dois tempos "passado e futuro", de um lado jovial, com todo vigor e plenitude física. Do outro, fazer-se-ia de um rosto amassado, feito papel de padaria e fissuras.

Continuaria da mesma forma, sentado na cadeira, debruçado sobre a escrivaninha, repleta de anotações e escrituras, nas quais ele mesmo fizera. Textos mortos que ninguém nunca havia lido," a não ser ele mesmo, centenas de vezes". O reflexo do mais perfeito isolamento, cuja atmosfera impregnava uma nebulosa cortina de fumaça, fruto das tragadas dadas no H. Upmann cubano. Permaneceria ouvindo as sonatas de Strauss, Mozart, Franz Liszt, Chopin, Beethoven, etc. Deleitando-se com bons livros dos grandes pensadores, Rousseau, Sartre, Foucault, Dostoiévisk, Nietzsche, Thoreau, e tantos outros.

Não poderia haver nada melhor do que aquela procedência, em pleno contato com o próprio ser, totalmente sem necessidades ilusórias, imbecilidades sentimentais ou qualquer coisa do gênero. Minaelaivisk, identificara que não mudaria muito, pois tudo já estava na mais perfeita ordem, não necessitaria de mais nada para completa-la.

A.l-oliveira

a l oliveira
Enviado por a l oliveira em 04/08/2013
Código do texto: T4419163
Classificação de conteúdo: seguro