A PRISÃO DA PORCA COM SETE BACURIM

Década de 40, o Delegado ZUCA NOBRE assume a Delegacia do Distrito de Laranjeiras/Banabuiu-Ce.

Em janeiro do ano seguinte , começa as festas de São Sebastião, Padroeiro da Laranjeiras, sendo os festejos comemorado uma semana antes com encerramento no dia 20 de janeiro.

No primeiro dia dos festejos, a delegacia é inaugurada, sob a chefia do delegado Zuca Nobre e dois soldados Eufrasio e Bitoe, ambos vindo do destacamento do Município de Banabuiu.

No segundo dia dos festejos surge a primeira ocorrência, envolvendo dois moradores do Distrito, no caso Zequinha e Duder, sendo o primeiro compadre e o segundo primo do delegado.

Ambos são levados a delegacia pelos soldados a presença do delegado Zuca Nobre, sendo relatado por eles o motivo da prisão.

Segundo o primo do delegado relatou, uma porca por sinal, grande e gorda pertencente ao Duder, havia entrado em sua plantação e destruído o milho e o feijão , lhe causando enorme prejuízos a lavoura.

Por se tratar de pessoas próxima a sua família o delegado achou melhor liberar os dois presos com uma condição, que a porca ficasse presa na delegacia, sendo o animal recolhido ao xadrez.

Depois o delegado chamou os dois presos e convidou para irem aos festejos, fechando a delegacia, ficando o animal preso e quando terminasse à festa resolveria o problema.

Três dias após a Prisão da porca o delegado, retornou a delegacia e quando abriu o xadrez teve uma surpresa, a porca havia parido sete bacurim.

Moral da História:

Essa foi a primeira e única prisão do delegado Zuca Nobre, durante 12 anos como autoridade policial do distrito.

No final o primo Duder levou os animais e deu de presente ao delegado um casal de bacurim.

CONTO de Edilberto Nobre, baseado em fatos reais.

22.12.2020.